ISENÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL
Para obter isenção na cobrança da contribuição sindical, existem quatro hipóteses:
a) O contabilista que não esteja exercendo atividade na área contábil.
Após dar baixa no seu registro no CRC deve enviar cópia do documento à Entidade Sindical,para que não sejam cobradas as contribuições sindicais.
b. )O contabilista que estiver desempregado, deverá comprovar através de cópia da página do CTPS que contém o retrato, a página em que conste o último contrato de trabalho e da página subseqüente ao último registro da CTPS;
Essa Isenção será sempre temporária , pois na época do vencimento o profissional pode estar desempregado , pedir a isenção , porém ao longo do ano ser contratado e a empresa é obrigada a recolher a sua contribuição a categoria correspondente , referente a um dia de trabalho.
c. ) O contabilista que estiver aposentado, deverá fornecer cópia do documento que concedeu a aposentadoria ou publicação do Ato de Aposentadoria;
Essa isenção também deve ser comprovada anualmente, às Entidades Sindicais ,enquanto o profissional manter ativo o registro profissional , pois esse é o fator principal da cobrança , ser ativo na profissão .
Se o Contador ou Técnico em Contabilidade está aposentado não mantém o registro para atuar na profissão.
d.) O contabilista que estiver em serviço militar, deverá enviar cópia do documento emitido pela unidade militar de recrutamento, para a entidade sindical.
A legislação é clara nos artigo 540 da CLT:
" § 2º Os associados de sindicatos de empregados, de agentes ou trabalhadores autônomos e de profissões liberais que forem aposentados, estiverem em desemprego ou falta de trabalho ou tiverem sido convocados para prestação de serviço militar, não perderão os respectivos direitos sindicais e ficarão isentos de qualquer contribuição, não podendo, entretanto, exercer cargo de administração sindical ou de representação econômica ou profissional."
Portanto, não estando enquadrado nestas condições, o profissional deverá arcar com as obrigações sindicais para que possa exercer a sua profissão na área contábil.
IMPORTANTE:
RATIFICAMOS QUE ESSAS COMPROVAÇÕES DEVEM SER REALIZADAS ANUALMENTE , POR OCASIÃO DA COBRANÇA , JUNTO AOS SINDICATOS E/OU FEDERAÇÕES /CONFEDERAÇÕES , ENQUANTO O PROFISSIONAL (CONTADOR E/OU TECNICO EM CONTABILIDADE) ESTIVER COM SEU REGISTRO PROFISSIONAL ATIVO NO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE .