DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Fundo do pré-sal para áreas sociais

 Para evitar uma nova derrota no Congresso, o governo costurou um acordo com os parlamentares para destinar 50% do valor total do Fundo Social do pré-sal às áreas de educação e saúde. A proposta prevê 75% dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde. O texto foi aprovado ontem na Câmara dos Deputados, após uma série de comprometimentos, e segue para a sanção presidencial. Desde de 10 julho, a votação era adiada por falta de consenso. O impasse gerou árduas discussões no plenário, acirrou a crise entre governo e Congresso e só foi amenizado após uma reunião da presidente Dilma Rousseff com os parlamentares, no início desta semana.

No projeto original, o governo destinava 50% dos rendimentos do fundo para a educação e, até então, não estava disposto a mexer no valor total do fundo. No encontro, entretanto, a presidente Dilma foi convencida a apoiar o texto do deputado André Figueiredo (PDT-CE), que balisa o cálculo no valor total do fundo, reservando mais recursos para as áreas. "O governo foi muito sensível em acolher a proposta da Câmara. A presidente foi imprescindível, muito receptiva à nossa argumentação técnica. Mostramos com números que o nosso projeto trazia mais recursos para a educação, que era o que ela queria", pontua.

Em troca do apoio ao texto, a base aliada prometeu elaborar um novo projeto, nos próximos quatro anos, para definir o destino dos rendimentos do fundo social. "Não adianta ir tirando tudo do fundo e não ter nada para amanhã. O desafio é combinar a prudência e a urgência", explicou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Além disso, os deputados retiraram o artigo que estabelecia em, no mínimo, 60% o percentual de óleo excedente da União, previsto nos contratos de exploração do petróleo. "Como estava, o governo não podia aceitar, porque compromete o leilão do Campo de Libra", disse o líder do PMDB na Casa, Eduardo Cunha (RJ). O edital da licitação da bacia, que sai em 21 de outubro, já prevê o limite de 40%. A análise dos royalties aconteceu um dia após a votação do orçamento impositivo, aprovado pelos deputados.

 Fonte: Correio Braziliense - 15/08/2013


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a