DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Lei vale para hospitais do SUS desde abril

A legislação brasileira garante a cirurgia reparadora de mama às mulheres em tratamento de câncer desde 1999, por meio da Lei nº 9.797. A diferença para o texto sancionado por Dilma Rousseff em abril último é o fato de a regra mais recente estabelecer o direito à reconstrução imediata. Ou seja, assim como ocorre na rede particular, as pacientes que tiverem as condições médicas para tal terão a mama reconstruída no mesmo momento cirúrgico da retirada do câncer em hospitais que fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS).

Especialistas acreditam que a longa espera pode acarretar doenças depressivas. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 50 mil brasileiras desenvolveram câncer de mama em 2012. No DF, o índice previsto para o ano passado era de 61,26 para cada 100 mil mulheres.

“Não adianta ter uma lei que estabeleça a reconstrução imediata sem ter profissionais capazes de fazer valê-la. Com mais médicos capacitados, poderemos conseguir cumprir o que diz a legislação”, analisa a coordenadora de Câncer de Mama da Secretaria de Saúde, Fernanda Salum.

As novas normas beneficiam também mulheres, como a comerciante aposentada Maria do Rosário Gomes Cardoso, de 56 anos. Em breve, ela fará a última operação de reconstituição, no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). A legislação diz ainda que, caso a cirurgia imediata não seja possível, a paciente deverá ser acompanhada e passar pela cirurgia plástica assim que as condições clínicas dela permitirem. A norma antiga, de 1999, não estabelece prazo. “Sempre que encontro alguém na minha situação, aconselho a fazer. A gente se sente tão melhor. E, em vez de ficarem pensando em deixar os hospitais bonitos, deveriam pensar em ter médicos qualificados e hospitais preparados”, sugere Rosário.

Fonte: Correio Braziliense - 14/08/2013

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a