Carlos Alberto dos Santos: Sebrae apresenta cursos de capacitação em gestão financeira para todos os segmentos
Um estudo do Sebrae mostra que o índice de sobrevivência das empresas criadas no Brasil aumentou. O levantamento constatou que, a cada cem companhias criadas, 76 sobrevivem aos dois primeiros anos de vida. O Sebrae atribui esse sucesso à legislação favorável, ao aumento da escolaridade e ao mercado fortalecido. Os micros e pequenos negócios foram favorecidos pelo Supersimples, sistema de tributação que reduz e unifica tributos.
Mas, apesar do cenário promissor, os empreendedores precisam avançar nas lições de gestão financeira. O diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, diz que o Sebrae está muito focado em capacitar o empreendedor, porque a educação financeira, no caso da pessoa jurídica, se traduz em gestão financeira, que não está nos currículos. "Estamos iniciando uma parceria com o Ministério de Educação para desenvolvermos um conteúdo específico sobre o empreendedorismo aos estudantes de ensino médio", diz.
O Sebrae apresenta cursos de capacitação em gestão financeira para todos os segmentos. Entre os principais problemas enfrentados pelos empreendedores estão dificuldades para definir estratégias, tomar decisões sobre planejamento de médio e longo prazo e formar preços.
Foi essa necessidade de compreender tecnicamente questões sobre formação de preço e projeções de negócios que levou a cabeleireira Josie de Souza, dona do salão Beleza Fashion, no bairro de Aldeota, em Fortaleza (CE), a procurar ajuda do Sebrae. "Tenho 29 anos de experiência como cabeleireira, mas descobri, ao abrir o salão, em 2007, que nas questões administrativas eu não dominava a técnica. Agia intuitivamente. Após ter um problema com um funcionário, o que causou um baque financeiro, resolvi procurar uma consultora do Sebrae", diz Josie. Depois do primeiro contato com o Sebrae, ela se entusiasmou pela gestão financeira e não parou de fazer cursos.
No outro extremo do país, a Associação de Produtores de Café Dois Córregos, que reúne 15 produtores em uma região próxima a Jaú, em São Paulo, também procurou o Sebrae para um curso de administração rural. O presidente da associação, Sandro Gregolin, comenta que havia uma dificuldade muito grande quando os produtores começam a negociar o preço da saca do café.
Já o consultor Gabriel Gaspar sentia falta de uma ferramenta para ajudar a controlar gastos empresariais, sem termos complexos. "O empreendedor precisa de um instrumento que ofereça para ele conhecimento de forma simples. Por isso eu e meus sócios criamos o Nibo", diz. Em sete meses, o software tem mais de 4,5 mil usuários. Usa recursos de computação em nuvem e pode ser acessado por uma quantia mensal de R$ 49,50.
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