Depois de fechar com o Rio de Janeiro o investimento de R$ 250 milhões na construção de uma fábrica de caminhões, a montadora chinesa Foton avalia agora a localização do empreendimento. A empresa trabalha com duas opções: ou leva a fábrica para o sul do Estado - na mesma região onde estão instaladas as montadoras MAN, Peugeot Citroën e, a partir de 2014, Nissan - ou vai para Seropédica, na região metropolitana.
No primeiro caso, a vantagem seria aproveitar a vocação automotiva da região, dado o desenvolvimento de mão de obra e fornecedores feito por fabricantes que se estabeleceram nas cidades de Resende e Porto Real. No momento, a atenção da Foton se concentra em Itatiaia, cidade vizinha a esses municípios.
Por outro lado, Seropédica apresenta atrativos de logística pela construção do Arco Metropolitano, estrada que vai facilitar o acesso portuário. "Olhamos para as duas opções", diz Orlando Merluzzi, vice-presidente da Aumark, empresa que representa a Foton no Brasil e será responsável pelo investimento - nos moldes da parceria entre Hyundai e Caoa na fábrica de utilitários da marca coreana em Goiás.
Merluzzi conta que a negociação com o Rio foi rápida. O governo do Estado, diz, entrou na briga pelo empreendimento há cerca de um mês, tirando do páreo São Paulo e Rio Grande do Sul. "O Rio de Janeiro, que já tem um histórico de negociação com montadoras, foi mais veloz ao viabilizar o investimento e nos deu tranquilidade e confiança", afirma Merluzzi. Hoje, ele leva o projeto ao Ministério do Desenvolvimento para dar entrada ao pedido de habilitação ao novo regime automotivo. Com o plano de produção local aprovado pelo governo, a empresa poderá importar uma cota expressiva de veículos sem a sobretaxa de 30 pontos percentuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
O governo do Rio de Janeiro estima em 450 vagas o número de empregos diretos criado pela chegada da Foton ao Estado. A ideia da montadora é começar a produção com caminhões leves e semileves, elevando a capacidade de produção de 21 mil para 50 mil veículos por ano numa segunda fase de expansão, a partir de 2018. As obras, se tudo correr como planejado, começarão em outubro para que a fábrica seja inaugurada em dois anos. Nesse tempo, a marca planeja desenvolver uma rede de aproximadamente 90 concessionárias.
Fonte: Valor Econômico - 09/07/2013
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