DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Varejo e construção esperam volta da desoneração da folha

A demora das negociações do govemo com o Congresso Nacional para a votação da volta da desoneração da folha de pagamentos dos setores varejista e da construção civil abriu um impasse tributário para as empresas. Se a desoneração não for aprovada e sancionada pela presidente Dilma Rous-seff até o próximo dia 20, as empresas serão obrigadas a recolher o tributo pela .sistemática antiga de pagamento de 20% de contribuição previdenciária.


 Beneficiados com a desoneração da folha de pagamentos para estimular a competitividade e o crescimento da economia, esses setores viram a vigência da medida cair, no início de junho, depois que o Senado Federal não aprovou a Medida Provisória (MP) 601 que estabelecia a redução tributária.

A desoneração para os dois setores, anunciada com pompa pela equipe econômica no fim do ano passado, ficou em vigor apenas um mês. A desoneração fez com que a Contribuição Previdenciária Patronal" de 20% fosse substituída pela Contribuição. Previdenciária sobre a Receita Bruta, com alíqüota em geral de 1% a 2%.

Segundo fontes da base do  govemo no Congresso, dificilmente haverá tempo para a  conclusão da votação. A ministra de Relações Institucionais, IdeliSalvatti, negociou a inclusão do retomo da desoneração na MP 610, que trata de renegociação- da dívida de agricultores da região do semiárido do Nordeste." Mas o relatório do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira  (PMDB-CE), não foi ainda nem mesmo apresentado na comissão especial que aprecia a MP. Para piorar a situação, o Congresso entra em período de recesso parlamentar no dia 17.

A apresentação do relatório estava prevista para a semana passada, mas foi adiada depois de uma negociação política com o Palácio do Planalto para esperar o anúncio do Plano Safra do Semiárido pela presidente Dilma, que aconteceu somente na quinta-feira. A  expectativa agora é que o relatório seja apresentado amanhã.

Retroativo- Segundo um integrante da área econômica, o governo pediu ao senador Oliveira que incluísse na MP 610 a cobrança da nova contribuição com retroatividade para junho. A sistemática de recolhimento prevê o pagamento no mês subsequente ao do fato gerador.

 Dessa forma, as empresas poderiam pagar a contribuição no próximo dia 20 (com base de competência em junho).

Os técnicos explicam que, se não houver a aprovação e sanção da MP antes desse prazo, a legislação é bem clara: a cobrança terá de ser feita pela sistemática antiga. Depois de aprovada a MP, a presidente tem até 15 dias para sancionar a nova lei.

As empresas culpam o governo pelo impasse, aA situação é complicada. Temos diversas empresas que eram beneficiadas e, com a não aprovação da MP, ainda não sabemos como agir. Não sabemos se haverá acréscimo nesses valores ou se teremos um retrabalho”, explia Richard Domingos, diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, empresa que atende cerca de 200 empresas dos setores atingidos pela MP.

Segundo Domingos, o ideal seria que o governo se posicionasse claramente sobre o tema, publicando ou republicando uma MP que faça rapidamente voltar a valer o benefício e sua ampliação para as empresas de varejo e outros ramos de atividade.

Fonte: O Estado de S. Paulo - 08/07/2013


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a