DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Simples Nacional não deverá ser ampliado

Autor(es): Cristiane Bonfanti

 

 

Novas desonerações comprometem esforço fiscal

O secretário executivo interino do Ministério da Fazenda, Dyogo Henrique de Oliveira, afirmou ontem que o governo não poderá atender aos pedidos de inclusão de novas categorias no regime diferenciado de tributação de micro e pequenas empresas Simples Nacional. Oliveira alegou que a equipe econômica está perseguindo uma meta "apertada" de superávit primário (economia para o pagamento de juros da dívida pública) e qualquer nova desoneração ou ampliação de benefício fiscal poderá comprometer esse esforço fiscal.

Oliveira participou de audiência pública na Câmara dos Deputados para analisar o Projeto de Lei Complementar 237/2012, que altera o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. No projeto consta a inclusão de novas atividades no rol de setores beneficiados pelo Simples Nacional, regime que simplifica os tributos em uma única alíquota. Os parlamentares defendem a inclusão, por exemplo, de corretores de seguros e profissionais da saúde. O secretário observou que o governo deixou de arrecadar R$ 49 bilhões no ano passado com o Simples Nacional.

- O Ministério da Fazenda está comprometido com essa meta e novas desonerações e ampliações de desonerações poderiam comprometer esse objetivo. Então, temos dificuldades de, neste momento, tratar da ampliação de desonerações - ressaltou.

O presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa e autor do PLC 237, Pedro Eugênio (PT-PE), lamentou a posição do Ministério da Fazenda.

- Não vemos sensibilidade para dar estímulo para que esses médicos possam ir ao interior e trabalhar - criticou o político

Fonte: O Globo - 03/07/2013


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a