DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Vendedora demitida por chamar chefe de ‘barata tonta’ não consegue reverter justa causa na Justiça

Uma vendedora foi demitida de uma loja após gritar críticas ao estabelecimento e ofender a gerente, dizendo que a chefe era uma “barata tonta”, na frente de clientes, e apontando o dedo médio para ela. Demitida pela conduta, a funcionária pediu na Justiça a reversão da justa causa ou, caso mantida, o pagamento das férias proporcionais.

Inicialmente, o juízo da 3ª Vara do Trabalho de Gravataí (RS) julgou improcedente os pedidos e manteve a dispensa motivada, mesmo não existindo sanções disciplinares anteriores. A vendedora recorreu ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), que decidiu que ela deveria receber as férias proporcionais.

O processo foi parar no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Lá, os ministros avaliaram que a convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ao tratar das férias anuais remuneradas, confere o direito às férias proporcionais, mas não dispõe sobre a forma de dispensa. Sendo assim, a decisão final é que a empregada não receberá férias proporcionais, nem terá a justa causa revertida.

Fonte Jornal Extra – 01/12/2017 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a