DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Saiba o que fazer quando a conta de FGTS aparece ativa indevidamente no sistema da Caixa

RIO - A Caixa Econômica Federal (CEF) já identificou que trabalhadores, interessados no saque de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), não estão conseguindo localizar no site e no aplicatico do banco as suas contas que ficaram inativas após pedido de demissão de uma empresa ou demissão por justa causa, até dezembro de 2015. De acordo com o banco, o problema ocorre porque um grande número de empresas não comunica à Caixa o fim do vínculo empregatício com o trabalhador, procedimento padrão para tornar a conta inativa.

Nestes casos, a situação poderá ser regularizada em uma agência da própria Caixa, com a apresentação da rescisão de contrato entre a empresa e o trabalhador e a baixa na carteira de trabalho.

— Isso ocorre porque a pessoa pede demissão, mas a empresa não informa à Caixa que houve o fim do vínculo empregatício com o trabalhador, e a conta aparece como se ainda estivesse ativa. Se (o trabalhador) entrou no site ou no aplicativo não encontrou a conta inativa, é importante procurar a Caixa para ganhar tempo com isso e agilizar seu processo. Esses casos não vão entrar na rotina automatizada — explicou o gerente de atendimento da Caixa, Leonardo Castro.

Caso o trabalhador não tenha mais o contrato de trabalho ou está com nova carteira de trabalho e perdeu a antiga, o caminho será um pouco mais longo.

— A primeira orientação é procurar a empresa e pedir a cópia da homologação da demissão. Mas se a empresa faliu, ou não existe mais a alternativa é se dirigir a uma agência do Ministério do Trabalho e pedir o documento. Para algumas categorias mais organizadas, e se a homologação da demissão foi feita no sindicato, procurar este atendimento pode ser uma alternativa — explicou Mário Avelino, presidente do Instituto Fundo Devido ao Trabalhador.

Fonte Extra de 13/06/2017


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a