DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Taxa de juros pode cair menos com crise política

A decisão mais importante da área econômica a ser tomada esta semana, sem dúvida, será a definição da nova taxa básica de juros (selic) pelo Banco Central na quarta-feira. 


Até o vazamento da gravação do empresário Joesley Batista com o presidente Michel Temer, no último dia 17, os documentos do Banco Central davam margem a que se considerasse a possibilidade de um corte maior do que um ponto percentual na taxa selic, hoje em 11,25% ao ano. 


O economista Sérgio Werlang, ex-diretor do Banco Central e um dos responsáveis por implantar o regime de metas inflação em 1999, acha pouco provável que o Banco Central corte o juro além de um ponto.


A inflação está abaixo da meta, a economia deve enfraquecer ainda mais com a crise política sem desfecho previsível. Mas, pondera ele, o juro nos títulos de longo prazo já subiram, refletindo as incertezas no campo político.


A variável política e seus possíveis desdobramentos terá peso relevante na decisão do Banco Central . Nesse ambiente sujeito a eventos surpreendentes a cada dia, senão a cada hora, este é certamente o cenário mais complexo a ser analisado pelo equipe de Ilan Goldfanj, desde que ele tomou posse no dia 09 de junho do ano passado.


Tudo o que acontecer (ou não) até o momento da decisão na quarta-feira será levado em conta para a calibragem da taxa selic.

 

Fonte G1 de 29/05/2017


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a