DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Especialista recomenda sacar FGTS para formar reserva de emergência

RIO - Guardar o dinheiro das contas inativas do FGTS é a segunda prioridade do brasileiro, atrás apenas de pagar dívidas, segundo pesquisa inédita da Fundação Getulio Vargas. A sondagem mostrou que 24% dos que têm direito ao crédito pretendem guardar o dinheiro extra. A opção de formar uma reserva de emergência nesse momento é recomendada pelo educador financeiro André Bona.

 

Segundo o especialista, para quem tem contas em atraso, não há nem o que discutir: o correto é acertar as contas. Mas mesmo para quem tem dívidas controladas, o recomendado é antecipar parcelas.

 

— Nenhum investimento vai dar um retorno maior que o juro do empréstimo. Às vezes é uma parcela de um carro, por exemplo. Além de ter o retorno maior, essa decisão ainda vai desafogar o orçamento doméstico, porque no mês seguinte (sem a parcela) é como se a pessoa tivesse um aumento salarial — afirma o especialista.

 

Para quem está indeciso sobre o que fazer com o dinheiro e não tem dívidas, a dica é investir, de acordo com o valor que receber. Levantamento do educador financeiro mostra que deixar o dinheiro parado no FGTS é a pior opção. Nos últimos 20 anos, o Fundo teve rendimento inferior à maioria das aplicações, até mesmo da poupança.

 

— O ideal é formar uma reserva de emergência. Uma aplicação financeira conservadora, que vai servir para, caso ela venha a ter algum tipo de imprevisto ao longo do ano, tenha recursos. Se a pessoa tiver um valor de menos de R$ 1 mil, por exemplo, consegue fazer isso pela poupança ou pelo título Tesouro Selic — recomenda o especialista.


Fonte Extra de 27/03/2017

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a