DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Governo quer criar contribuição previdenciária menor que 5% para trabalhador rural, diz secretário

Proposta iguala regras entre trabalhadores urbanos e rurais, estabelecendo para ambos aposentadoria a partir dos 65 anos de idade, com no mínimo 25 anos de contribuição

SÃO PAULO - O governo quer criar uma contribuição previdenciária possivelmente menor que 5 por cento do salário mínimo para o trabalhador rural, afirmou nesta segunda-feira o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Mansueto de Almeida.

Em evento em São Paulo, ele afirmou que, com isso, a aposentadoria rural continuaria sendo subsidiada. A inserção dos trabalhadores rurais na reforma da Previdência desenhada pelo governo representa um dos pontos de maior polêmica junto aos parlamentares.

A proposta iguala regras entre trabalhadores urbanos e rurais, estabelecendo para ambos aposentadoria a partir dos 65 anos de idade, com no mínimo 25 anos de contribuição. Pela regra atual, a aposentadoria é garantida mesmo para os trabalhadores rurais que não contribuíram para a Previdência.

O ministério da Fazenda vem defendendo que o resultado da previdência rural é estruturalmente negativo, o que aumenta a pressão para que também integre a reforma. Em 2016, o déficit da previdência rural foi de 103,4 bilhões de reais, mais que o dobro do registrado na previdência urbana (46,3 bilhões de reais).

Muitos parlamentares, contudo, acreditam que a mudanças nas regras penalizará excessivamente os trabalhadores do campo, que já contam com rendimentos e expectativa de vida mais baixos.

No evento desta manhã, Mansueto repetiu que a carga tributária brasileira terá que ser elevada em 10 pontos percentuais do Produto Interno Bruto (PIB) se o país não fizer a reforma da Previdência.

Fonte DCI de 21/03/2017


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a