DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Minas-Rio obtém 96% das licenças

 

Valor Econômico - 05/06/2013

 

O projeto de minério de ferro Minas-Rio, da Anglo American, obteve 96% das licenças que precisa para operar. No momento, ainda faltam 12 autorizações, que a companhia espera conseguir até julho de 2014, quando pretende dar início à operação. Desde janeiro deste ano, cinco licenças para a implantação do empreendimento foram obtidas, de um total de 300 necessárias para todo o empreendimento.

Atualmente, a companhia tem seis trabalhadores dedicados exclusivamente à gestão dos processos para a obtenção das licenças do projeto. No ano passado, a empresa estruturou seu Escritório de Licença para Operar (ELO), dedicado a este fim.

Estimado em US$ 8,8 bilhões, o Minas-Rio tem previsão de produzir 26,5 milhões de toneladas ao ano, mas a empresa tem planos ambiciosos de um dia atingir 90 milhões de toneladas com novas fases de investimentos.

A estrutura do investimento está dividida em quatro partes: a mina, uma unidade de beneficiamento, um mineroduto de 525 quilômetros, que atravessa 32 municípios mineiros e fluminenses, e obras no Porto de Açu, em São João da Barra (RJ), de onde a commodity será exportada.

Neste momento, a unidade de beneficiamento de minério está com 94% das obras de terraplenagem concluídas e 76% das obras civis executadas. Já o mineroduto está com 251 km de tubos rebaixados e 402 km de pistas abertas. No porto, a empresa afirma ter 52% de avanço físico.

No geral, aproximadamente 65% das obras do Minas-Rio estão finalizadas, segundo a empresa, que afirma estar dentro do cronograma para cumprir a meta de operar em 2014.

Em janeiro, a Anglo informou que fez uma baixa contábil de US$ 4 bilhões em seu balanço de 2012 por conta de atrasos nas obras. O projeto, que foi comprado em 2007 da MMX, mineradora do grupo EBX, estava previsto para iniciar produção em 2010.

Entre as metas de seu cronograma, a mineradora pretendia finalizar até março deste ano as negociações com proprietários de terras da região do Minas-Rio. Atualmente, aproximadamente 98% das propriedades foram liberadas para a implantação do projeto, segundo a Anglo. Em relação às atividades de implantação da mina (ou "pre-stripping", que é o último passo antes do início da mineração), a companhia afirma estar cumprindo sua previsão, que era de início em abril deste ano.

Também estava previsto, para maio, o fechamento da barragem de rejeitos da unidade de beneficiamento de minério. O objetivo da empresa é represar a água fluvial. O início do processo ocorreu no começo do mês passado, segundo a companhia, que afirma que concluirá a obra a tempo de aproveitar a estação de chuvas.

Sobre as ações contrárias ao Minas-Rio relacionadas com proteção de patrimônio histórico, o gerente de recursos hídricos e engenharia ambiental da empresa, Leonardo Mitre, afirmou recentemente que todas essas ações caíram após a empresa ter apresentado documentos e estudos que mostravam a aprovação do desenvolvimento do projeto.

 Fonte: Valor Econômico - 05/06/2013

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a