DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Imposto de Renda 2017: Receita não vai fazer contato por celular

BRASÍLIA e RIO - Uma das novidades da declaração do Imposto de Renda 2017 é que a Receita Federal vai pedir o número do telefone celular e o email dos contribuintes na hora de declaração, ainda que essas informações não sejam obrigatórias. Mas a própria Receita alerta que não enviará emails às pessoas, como informou o supervisor nacional do programa do IR, Joaquim Adir. Caso a Receita opte por este tipo de comunicação no futuro, vai avisar aos contribuintes, além de pedir autorização para isso, segundo Joaquim Adir:

— A Receita não manda email, nós estamos hoje coletando esses dados, mas eles não são de preenchimento obrigatório. No futuro, se a Receita optar por algum acesso do contribuinte por informações, ela poderá criar um mecanismo, mas antes que isso ocorra a Receita trará uma informação bem clara e a autorização do contribuinte. Cabe à gente alertar que neste momento não encaminha email para os contribuintes.

Especialistas alertam que é preciso tomar cuidado para evitar fraudes que possam comprometer os contribuintes. Sócio de impostos da EY (antiga Ernst & Young), Antônio Gil Franco, alerta que as pessoas só devem se comunicar com a Receita Federal através dos canais oficiais, como o site e o aplicativo:

— A Receita está se aproximando dos indivíduos. A princípio as comunicações oficiais da Receita continuarão por correspondência física. De qualquer forma, as pessoas devem evitar responder diretamente um email ou um torpedo. O canal oficial da Receita é o portal.

 

Fonte O Globo de 23/02/2017


 

 

 

 

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a