DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Bancos terão que emitir recibo de quitação de débito em 10 dias

 

Os bancos terão que emitir o recibo de quitação integral de débito no prazo de 10 dias úteis, quando o documento for solicitado pelo cliente. A regra também precisa ser seguida pelas demais instituições financeiras e entra em vigor no dia 8 de setembro.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União em junho e será aplicada quando o consumidor terminar de pagar a dívida. O limite de 10 dias úteis não vale para os contratos de financiamento imobiliário, cujo prazo será de 30 dias, a contar da data da liquidação da dívida.

A regra não se aplica às situações em que outra lei determinar procedimentos e prazos específicos. Nesses casos, a instituição financeira tem que esclarecer as situações excepcionais ao consumidor.

Ao sancionar a lei, o presidente interino Michel Temer vetou parte do texto que definia a aplicação de penalidades. De acordo com o governo, a nova regra está coberta pelo Código de Defesa do Consumidor, que prevê punições para o descumprimento de normas.

Os consumidores poderão procurar os Procons para denunciarem as instituições financeiras que não entregarem o recibo dentro do prazo.

 

Fonte Extra de 16/08/2016


 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a