DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Reunião que discutiria passagem da presidência do Mercosul é cancelada

 

Bloco vive impasse sobre presidência temporária, que caberia à Venezuela.
Brasil e Paraguai questionam situação política no país vizinho.

 

O Uruguai cancelou uma reunião do Conselho do Mercado Comum do Mercosul no próximo sábado (30) em Montevidéu, em que seria discutida a passagem da presidência pro tempore do bloco à Venezuela. Até o momento, a chancelaria uruguaia não divulgou a decisão à imprensa, mas ela foi confirmada pelo Itamaraty e pelo Ministério de Relações Exteriores do Paraguai, que já foram comunicados.

O Paraguai havia anunciado esta semana que não iria participar do encontro em Montevidéu por discordar da passagem da presidência a Caracas.

Na ocasião, o chanceler do país vizinho garantiu que Brasil e Argentina também anunciariam sua ausência, o que esvaziaria o encontro.

Consultado pelo G1, no entanto, o Itamaraty informou que, diferente do que foi dito pelo paraguaio, não mandará representantes porque foi avisado pelo Uruguai do cancelamento da reunião.

A passagem da presidência pro tempore de seis meses, que segundo a norma interna corresponderia agora à Venezuela, se transformou em motivo de discussão e expôs divergências entre os governos que integram o Mercosul.

O bloco é presidido pelo Uruguai desde o começo do ano, e a Venezuela deveria assumir o posto em julho. A sequência dos países que ocupam o cargo é definida por ordem alfabética e a troca é semestral.

Mas a cúpula de julho foi suspensa, e o Paraguai solicitou uma reunião para discutir a situação. A reunião aconteceu, mas não se chegou a um consenso.

O Brasil quer que a passagem da presidência seja prorrogada até agosto. O chanceler José Serra manifestou sua "preocupação" com a situação na Venezuela. O Paraguai afirmou reiteradamente que considera que o governo de Nicolás Maduro busca silenciar o parlamento venezuelano.

 

Unanimidade


Não existe unanimidade quanto à intepretação do Tratado de Assunção (acordo de fundação do grupo, assinado em 1991) e do Protocolo de Ouro Preto (1994) sobre o modo pelo qual a transferência tem que ser realizada.

A Venezuela alega que a transferência do mandato é automática, enquanto outros membros do grupo entendem que a decisão deve ser tomada em consenso.

O Conselho do Mercado Comum reúne os ministros das Relações Exteriores e de Economia dos países-membros do Mercosul, sendo o principal órgão de decisão do bloco depois da cúpula de chefes de Estado.

A Venezuela vive grave crise econômica enquanto a oposição a Maduro busca viabilizar um referendo que tire o atual governo do poder.

 

Fonte G1 de 28/07/2016


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a