DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

UE vê Venezuela como possível obstáculo para acordo com Mercosul

 


MADRI - O chefe da divisão de América do Sul do serviço exterior europeu, Adrianus Koetsenruijter, disse nesta quinta-feira que vê a situação político-econômica da Venezuela como possível “obstáculo” às negociações do acordo entre Mercosul e União Europeia (UE). E citou a “antipatia” pelo livre comércio por parte do governo boliviano como fator de preocupação para o avanço das conversas.

A Venezuela está em processo de conclusão para sua inserção no Mercosul como membro pleno, mas não participa neste momento das negociações entre o bloco sul-americano e a UE. O país deveria assumir a presidência do Mercosul nos próximos dias, mas enfrenta oposição de outros membros do bloco, incluindo Brasil e Argentina. A Bolívia é membro associado do Mercosul e também não participa das negociações com a UE.

— A situação na Venezuela está difícil Vemos como possível obstáculo nessa negociação. E há países associados, como a Bolívia, que está quase dentro (do bloco) e que semana passa estava fazendo declarações de antipatia pelo livre comércio. Esses são elementos sempre preocupantes — disse Koetsenruijter, que participa do XV Encontro Santander América Latina, em Madri.

Koetsenruijter afirmou que, em princípio, quanto mais países associados ao Mercosul melhor e lembrou que as quatro nações que originaram o bloco (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) têm uma economia, hoje, do tamanho equivalente ao da Alemanha.

— Em princípio, mais países é melhor. Mas há ideias distintas de modelos econômicos na América Latina. O modelo que Morales (Evo Morales, presidente da Bolívia) e Maduro (Nicolas Maduro, presidente da Venezuela) escolheram está perdendo terreno. (...) Com Brasil e Argentina (cujos governos atuais têm adotados medidas de austeridade) estamos otimistas.

Koetsenruijter também demonstrou receio com o efeito Brexit. Para ele, a possível saída do Reino Unido da UE poderá levar a uma onda de referendos em outros países da UE, atrapalhando as negociações do acordo Mercosul-UE.

— Isso (Brexit) pode ter impacto sobre diferentes setores. Há risco de que, por menor que seja o interesse de um setor,esse interesse possa acabar minando posições (dos governos dos respectivos países desses setores da economia) no acordo. Se cada país decidir fazer um referendo para discutir o acordo...

Segundo números apresentados pelo representante da UE, o comércio com a UE responde por 19% do comércio do Mercosul com o mundo. Já o Mercosul responde por 2,5% do comércio da UE.

 

Fonte Extra de 07/06/2016


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a