DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Aumentar receita de impostos é 'crucial' para muitos estados, diz Fitch

 

Agência sugere reduzir número de incentivos fiscais para empresas.
Reestruturação da dívida com o governo federal também é necessária.

 

Aumentar a receita proveniente de impostos é crucial para muitos estados brasileiros, segundo a agência de classificação de risco Fitch. Em relatório, a agência aponta que, embora a arrecadação dos estados e municípios tenha começado a aumentar, os estados de maior porte "podem se esforçar ainda mais para dinamizar a arrecadação de impostos".

No texto, a Fitch aponta que as contas não devem ter recuperação significativa até que as despesas sejam melhor controladas, "e sua dívida com o governo federal seja reestruturada".

Na opinião da agência, grande parte da melhora na arrecadação fiscal dos estados pode ser atribuída ao fortalecimento de seus sistemas de arrecadação. O crescimento do número de negócios formais – que tendem a recolher impostos – também contribuiu para o aumento da arrecadação fiscal.

"Os estados podem se esforçar ainda mais para melhorar a receita proveniente da arrecadação de impostos, reduzindo o número de incentivos fiscais para empresas. A Fitch acredita que estes incentivos diminuem o total de arrecadações fiscais em cerca de 30%", diz o texto. "Mudanças no código tributário também ajudariam. O ambiente recessivo, aliado ao relativamente alto volume de impostos, torna a reforma fiscal uma prioridade política".

 

Fonte G1 de 17/06/2016

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a