DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Henrique Meirelles quer idade mínima de 65 anos para aposentadoria do INSS

 

Os brasileiros devem se preparar para ficar muito mais tempo no mercado de trabalho antes de pedir a aposentadoria por tempo de contribuição ao INSS. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, na mesma linha do presidente em exercício Michel Temer, deixou claro, na noite de quarta-feira, que pretende defender uma idade mínima para pedir o benefício, tanto para homens quanto para mulheres, aos 65 anos. Foi a primeira vez que ele foi claro sobre o limite etário a ser sugerido, ao defender mais uma vez a reforma da Previdência. Hoje, os brasileiros se aposentam, em média, aos 57 anos, contra 64 dos europeus.

Meirelles voltou a dizer que o sistema previdenciário brasileiro não é sustentável. De acordo com ele, há o risco de pessoas que estão hoje no mercado chegarem ao período de aposentadoria, e o sistema não ter como pagá-las. Por isso, a necessidade de mudar as regras de concessão dos benefícios é urgente. Em entrevista ao SBT, Meirelles foi categórico outra vez:

 “O mais importante é assegurar o benefício no futuro dos brasileiros. Não haverá como cumprir os compromissos, porque não poderão ser financiados. Despesa pública é sempre paga pela população. E o sistema previdenciário também”, disse ele, acrescentando: “Temos que criar uma Previdência que garanta a aposentadoria para todos os que têm direito”.

Sobre estabelecer a mesma idade mínima para a aposentadoria de homens e mulheres, Meirelles se baseia no que acontece no exterior.

“Isso aí nós estamos estudando ainda. Mas a maior parte dos países está caminhando para isso”, declarou.

Segundo o ministro, nada está decidido. Na quarta-feira, um grupo formado por representantes do governo e de centrais sindicais se reuniu para debater o tema. A proposta será apresentada em 3 de junho.

A declaração do ministro chegou junto a um novo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), que apontou o aumento da expectativa de vida em cinco anos, em todo o mundo, nos últimos 15 anos. O relatório pode servir de argumento para a reforma no Brasil, visto que, à medida que a população vive mais, a Previdência Social tem que arcar com o pagamento de benefícios por mais tempo. Neste ano, o déficit da instituição deverá chegar a R$ 116 bilhões.


Fonte: Extra 20.05.16 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a