DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

'Espaço para esconder dinheiro está cada vez menor', diz Rachid

 

Secretário da Receita Federal afirmou que acesso às informações vai ajudar nas investigações de sonegação tributária e corrupção

BRASÍLIA - Depois do programa de repatriação de dinheiro não declarado no exterior que ainda está em aberto, a Receita Federal passará a ter acesso automático à movimentação financeira de empresas e pessoas físicas em 94 países que já aderiram à convenção Multilateral sobre Assistência Mútua Administrativa em Matéria Tributária. Conhecida como "Fisco Global", a convenção foi ratificada este mês pelo Brasil e permitirá também o acesso a dados das operações globais da grandes multinacionais.

O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, afirma que o acesso às informações vai ajudar nas investigações de sonegação tributária e corrupção e pode contribuir no esforço de sustentação da arrecadação no momento em que o espaço para aumento da carga tributária é menor. Com a convenção, a Receita terá informações de contas correntes, investimentos, previdência privada, ações, rendimentos de fundos e até aluguéis.

Segundo Rachid, o Fundo Monetário Internacional (FMI) está estimulando os países a ampliarem a troca de informações. Ele cita a descoberta dos "Panama Papers", investigação jornalística internacional que revelou o uso de empresas em paraísos fiscais para comprar bens e abrir contas.

"O dinheiro hoje em dia não tem mais pátria", afirma Rachid. "Ter dinheiro no Brasil ou em qualquer lugar do mundo será a mesma coisa. A Receita vai saber."

Fonte DCI de 05/05/2016


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a