DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Contadores do Ceará lançam tira dúvidas sobre IR pelo WhatsApp

Iniciativa é do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará.
Perguntas serão respondidas por ordem de envio durante horário comercial.

O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará disponibilizou nesta terça-feira (1º) o 'Zap Leão', serviço de tira-dúvidas sobre o Imposto de Renda Pessoa Física pelo aplicativo Whatsapp, por meio do número (85) 99763.6209. O atendimento segue até abril, fim do prazo para declaração este ano.

A ideia foi lançada por dois contadores credenciados pelo conselho, que inicialmente serão os responsáveis por responder perguntas sobre o preenchimento da declaração em um grupo criado no aplicativo. Segundo a presidente do conselho, Clara Germana Rocha, outros contadores também devem participar do projeto.

As dúvidas podem ser encaminhadas 24 horas por dia e serão respondidas gratuitamente por ordem de envio durante o horário comercial. A ferramenta, defende Clara, além de tira-dúvidas, serve como um canal informativo.

A ideia já foi proposta para os outros conselhos regionais, que também devem implementar em outros estados. "O importante é que as pessoas procurem profissionais pra fazer essa declaração, que tenham conhecimento da legislação e do sistema", diz.

Novidades
A presidente do conselho adianta que, entre as mudanças nas regras da declaração e no programa de preenchimento da Receita Federal, uma das que mais pode gerar dúvida é a obrigatoriedade de informar o CNPJ de empresas de saúde onde fez pagamentos para reduzir o imposto a pagar. "O mesmo se for me consultar com um médico. Preciso do CPF do profissional no recibo, e o médico também precisa informar, para a Receita casar informações", explicou.

Outra novidade é a obrigatoriedade de informar o CPF dos filhos maiores de 14 anos quando dependentes na declaração, já que antes era a partir de 16 anos. "Vale para quem tem dependente de 14 sem CPF", acrescentou.

A possibilidade de usar o Whatsapp para tirar dúvida já foi explorada pelo conselho, lembra a presidente da entidade. Desde o começo do ano passado, foi montado um grupo para tratar do Sped, o sistema público de escrituração digital.

"O conselho tem comissões, e uma delas é a comissão do Sped, com 15 profissionais voluntários que trabalham diretamente com esse tema. Eles tiveram a ideia de criar esse grupo no Whatsapp, que funciona como grupo de estudos, fóruns. Mas é usado por profissionais. Com o Imposto de Renda, o público é a sociedade", esclarece.

 

Fonte: G1 02/03/2016


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a