DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Japão eleva mínimo para estimular consumo

O Japão vai elevar o salário mínimo em 3% por ano a partir do próximo ano fiscal como parte de um pacote de políticas voltado ao fortalecimento dos gastos do consumidor e ao fomento do crescimento econômico do país.

O governo também vai fortalecer as políticas para garantir mais mulheres na força de trabalho e afrouxar as regulamentações para encorajar investimentos corporativos e dar nova vida à economia que tem lutado com uma demanda irregular. As políticas também são um marco positivo para o banco central do Japão, já que podem movimentar o consumo privado e tornar mais fácil levar a inflação à sua meta de 2%.

"Nós precisamos garantir o contínuo crescimento econômico sustentado no aumento dos salários, e o salário mínimo tem que ser incluído neste processo", disse o primeiro-ministro, Shinzo Abe.

O aumento dos salários é uma tarefa urgente para as autoridades já que o governo busca elevar os gastos do consumidor, vistos como cruciais para impulsionar a demanda doméstica e tirar a economia de 15 anos de deflação.

A economia do país já caiu em recessão duas vezes desde que Abe assumiu o cargo no final de 2012, e seu governo está sob pressão para mostrar que é capaz de melhorar a economia. A média nacional do salário mínimo do Japão era de 780 ienes (US$ 6,36) por hora no último ano fiscal. Assim, um aumento de 3% ainda não vai ajudar a comprar mais do que um prato de macarrão, ilustrando a dificuldade que as autoridades têm para impulsionar o consumo. Na sexta-feira, o membro do Banco do Japão Sayuri Shirai já afirmara que o avanço mais elevado dos salários continua sendo fundamental para alcançar o objetivo de inflação. /Reuters

25/11/2015 - Fonte:  DCI 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a