DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Toffoli dá prazo de 72 horas para Câmara enviar mais informações sobre proposta que limita poder do STF

26/4/2013 às 14h55 (Atualizado em 26/4/2013 às 16h05)

Ministro quer esclarecimentos para decidir sobre liminar que pode suspender tramitação da PEC

Decisão de Toffoli será tomada depois de segunda-feira Fabio Rodrigues Pozzebom/09.10.2012/ABr

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, quer mais informações sobre a proposta que limita os poderes do Supremo, antes de decidir se concede a liminar que suspende a tramitação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) no Congresso.

Toffoli deu prazo de 72 horas para que a Câmara envie maiores esclarecimentos e, somente depois disso, ele irá avaliar o mandado de segurança que foi impetrado contra a proposta por partidos da oposição.

O líder do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), e o presidente do MD (Mobilização Democrática), deputado Roberto Freire (SP), entraram, na quinta-feira (25), com um mandado de segurança no Supremo, pedindo que a tramitação da PEC fosse suspensa no Congresso..

Os parlamentares citados têm até segunda-feira para enviar mais informações a Dias Toffoli. Somente depois disso, o ministro vai decidir sobre a liminar.

A PEC 33/2011, aprovada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados na quarta-feira (24), prevê, entre outras coisas, que a decisão do Supremo sobre a inconstitucionalidade de emendas à Constituição deve ser submetida ao Congresso Nacional.

Na última quinta-feira, os ministros do Supremo se manifestaram contra a proposta. Gilmar Mendes chegou a declarar que, se a PEC for aprovada, é melhor “fechar” as portas do Supremo. 

Fonte: R 7 Noticias (trechos) 

  •  
  •  
  •  
  • Carolina Martins, do R7, em Brasília

•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a