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Modal cria plataforma para atender cliente do varejo

O Modal passa a oferecer a partir desta semana seus produtos financeiros também para o investidor de varejo. O banco lança o home broker modalmais, um canal de investimento on-line focado na pessoa física. Antes dedicado apenas ao cliente de mais alta renda, a meta agora é conquistar 2 mil clientes ativos com esse perfil de varejo e R$ 40 milhões em captação em 12 meses.

"A ideia é aproveitar a grande originação de produtos que existe dentro do Modal, até hoje disponíveis apenas para o private, e oferecê-los também para o pequeno investidor", afirma Rodrigo Puga, sócio do Modal. Para ele, esse é um diferencial da iniciativa, uma vez que as corretoras que oferecem esse tipo de plataforma aos clientes podem encontrar alguma dificuldade também porque dependem de produtos de terceiros. "Nós temos tudo dentro de casa. Fazia sentido ter um braço próprio de distribuição eletrônica", afirma Puga.

Como o cenário atual é de muita volatilidade na bolsa e de juros altos, o foco inicial da plataforma será a oferta de produtos de renda fixa do banco, como Certificados de Depósito Bancário (CDBs), letras de crédito imobiliário (LCI) e do agronegócio (LCA) e debêntures, além do Tesouro Direto.

A intenção do Modal não é concorrer pelo cliente que já investe nesses produtos, mas buscar aqueles que estão hoje nos bancos ou na poupança e querem um investimento mais rentável. "São cerca de 98 milhões de contas correntes e 54 milhões de contas de poupança. Na nossa visão, as retiradas da poupança já são indícios de busca por aplicações mais lucrativas. Queremos popularizar o investimento em renda fixa", diz.

Dentro de um mês a plataforma on-line também oferecerá fundos da gestora do Modal, além de outras casas, mas apenas das melhores do mercado, ressalta. "Estamos aproveitando a fase atual do mercado em crise para avaliar os melhores gestores. Mas nunca seremos um shopping financeiro. Além dos produtos originados pelo Modal, na área de fundos não serão mais que 30 carteiras."

Nos investimentos em bolsa, o modalmais vai atender àquele investidor que já opera no mercado, independentemente de ciclos de alta ou baixa. As ferramentas de análise técnica serão gratuitas. Álvaro Bandeira, ex- Ágora e Órama, é o economista-chefe do modalmais. Ele gravará vídeos e postará comentários sobre investimentos. Haverá ferramentas de comparação das aplicações e atendimentos por meio de chats e também pelo contato telefônico.

O cliente vai contar com um gerente para sua conta. "Cada vez que ele ligar, não vai cair num pool de atendimento. Saberá o nome do gerente, que vai conhecer seu histórico e perfil. E o cliente poderá inclusive fazer reclamações", diz.

Os investidores de varejo poderão aplicar nos produtos com as mesmas taxas oferecidas ao private. Para aplicações em CDBs, o investimento inicial será a partir de R$ 1 mil. Não será cobrada taxa de custódia para os produtos e haverá taxas diferenciadas para os diversos perfis de investidor. Quem opera no chamado "day trade" pagará uma taxa de corretagem menor, a partir de R$ 4, mas o modalmais não fará guerra de preços, diz Puga. "Vamos oferecer benefícios e serviços para atrair os clientes."

Puga está à frente do desenvolvimento do modalmais há dois anos. Ele foi o responsável pelo criação dos home brokers do banco Banif e do Investbolsa, da corretora Spinelli.

01/10/2015 - Fonte:  Valor Online


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