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Fila na Receita testa a paciência de brasilienses

 

 Na reta final do prazo para entregar a declaração do IR, contribuintes que vão à sede da instituição resolver pendências levam em média uma hora para serem atendidos

Quem precisa tirar dúvidas na Receita Federal enfrenta uma longa espera  e corre o risco de não ter as respostas a tempo de apresentar a declaração

Enfrentar a fila do Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) da Receita Federal, no Setor de Autarquias Sul, é um verdadeiro teste de paciência. O tempo médio de espera chega a uma hora. A poucos dias do término do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda, a demanda nos guichês aumenta, já que muitas pessoas vão ao local para tirar as dúvidas sobre o preenchimento e envio do documento.

É o caso do analista em tecnologia da informação Renner Souza, 36 anos, que esperou cerca de 60 minutos para falar com um técnico. Ele vendeu um imóvel no ano passado e queria saber como declarar ganhos de capital. “Não encontrei a informação no site da Receita e dependo dela para entregar a declaração sem risco de errar,” contou.

Os que têm pendências com o Leão podem tentar resolvê-las por meio eletrônico, no e-CAC. Lá estão disponíveis serviços como consulta a rendimentos informados por fontes pagadoras, extrato do processamento da declaração do Imposto de Renda retido na fonte (DIRF), entre outros (veja quadro). Segundo o delegado da Receita Federal, Joel Miyazaki, o e-CAC é uma opção que pode agilizar o atendimento ao contribuinte. “Nossa intenção é que os problemas sejam solucionados mais rapidamente e a população não tenha que se deslocar para isso”, afirmou.

No Distrito Federal, o percentual de serviços prestados via internet é o mais alto do país. Chegou a 86,32% dos 237,8 mil efetivados em março deste ano, o que representou, em números absolutos, 205,2 mil procedimentos virtuais. O lanterna é Mato Grosso. Dos 78 mil atendimentos, no mês passado, 48,8 mil (62,56%) foram realizados por meio do computador. Miyazaki explica que o resultado no DF é consequência do alto poder aquisitivo e do perfil da população. “Aqui temos pessoas mais jovens e mais acostumadas com a tecnologia. Os altos salários também proporcionam ampliação do acesso ao serviço eletrônico”, disse.

Presencial
Determinados problemas, no entanto, só podem ser resolvidos se o contribuinte for a um dos postos da Receita. É o caso daqueles que precisam fazer o parcelamento de débitos acima de R$ 500 mil, regularizar contas em atraso, entregar documentos relativos à intimação da malha fiscal, como recibos médicos ou corrigir erros em pagamentos efetuados, como os dados que constam no Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

A servidora pública Michele Fragoso, 31, por exemplo, enfrentou a fila, porque seu CPF consta como irregular no cadastro da Receita. Na última sexta-feira, ela tentou fazer uma transação bancária e foi informada da pendência. “No banco, me falaram que a decisão partiu daqui. Agora, estou sem poder movimentar a conta-corrente”, disse. Ela explicou que havia planejado entregar a declaração no início desta semana, mas teme não conseguir. “Não sei como vou entregar o Imposto de Renda no prazo, não quero pagar multa por atraso”, enfatizou.

Já o problema do contador João Franco, 35, é mais antigo. O nome dele foi incluído na lista de recolhimento da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal (Sefaz-DF), em 2010, quando ele já havia se desligado do órgão. Assim, a partir da informação errônea da pasta, lhe foi cobrado imposto e multa, que acumulam R$ 11mil. Na mesma situação, existem mais de 10 mil ex-funcionários da Sefaz-DF, todos já notificados. “Estou aqui há um bom tempo para regularizar a situação. Quero encerrar essa pendência para poder entregar a declaração deste ano com a cabeça tranquila”, afirmou.

» FIQUE LIGADO

Serviços presenciais
» É preciso ir ao centro, pegar senha e esperar para ser atendido
» Protocolização de processos, como isenções, revisões de débitos e requerimentos em geral
» Orientações sobre aplicação da legislação tributária de pessoas físicas, por meio do plantão fiscal
» Assuntos referentes à dívida ativa previdenciária

Podem ser agendados pelo site ou pelo telefone 146
» Parcelamento de débitos acima de R$ 500 mil e regularização de parcelamentos em atraso
» Entrega de documentos, como recibos médicos, relativos à intimação de malha fiscal
» Regularização de erros em pagamentos efetuados pelo contribuinte, como CPF, código de receita, data de vencimento e dados que constam no DARF

Serviços disponíveis no site da Receita Federal
 -Consulta aos rendimentos Informados por fontes pagadoras
» Cópia de declaração
» Declaração da Cide/combustíveis
» Extrato do processamento de declaração de débitos e créditos tributários federais
» Extrato do processamento da declaração de informações econômico-fiscais de Pessoa Jurídica
» Extrato do processamento da declaração do Imposto de Renda retido na fonte
» Extrato do processamento da declaração do Imposto de Renda de pessoa física
» Opção de impressão da declaração do Imposto de Renda da pessoa física
» Extrato do processamento da declaração de serviços médicos e da saúde

Mais informações pelo site: http://www.receita.fazenda.gov.br

Correio Braziliense - 24/04/2013

 


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