DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Produção das indústrias de Minas acumula queda de 7,7%

A producao industrial recuou 7,7% em Minas Gerais no acumulado de janeiro a abril frente ao mesmo periodo de 2014. O indice superou a queda de 6,3% registrada no Pais e reflete um ano dificil para praticamente todos os segmentos que compoem a industria. Na pratica, o setor esta no mesmo nivel de agosto de 2009, ou seja, fabrica o mesmo volume daquela epoca. Desde a crise economica mundial, iniciada em 2008, os industriais mineiros veem seus negocios andarem de lado. 

No acumulado de 12 meses, a producao mineira caiu 5,7%. Ja na comparacao de abril com o mesmo mes do ano passado, a retracao foi de 7,6% e frente a marco, de 0,8%. Os dados compoem a pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE). 

"A pesquisa mostra a continuacao do que ja vinha acontecendo nos meses anteriores, que e um desempenho bastante negativo das industrias. Quando pensamos que o nivel da atividade industrial e o mesmo desde agosto de 2009, percebemos que sao 68 meses de inercia total. como se nesse periodo a industria nao tivesse feito nada", afirma o analista do IBGE Minas, Antonio Braz de Oliveira. 

No acumulado do ano, somente os produtos alimenticios tiveram alta na producao (1,2%). Os demais segmentos apresentaram retracao, com destaque negativo para fabricacao de maquinas e equipamentos, com queda de 34,5%. A producao de veiculos automotores, reboques e carrocerias apresentou o segundo pior resultado em Minas (-29,7%). 

Ainda no acumulado do ano, a fabricacao de bebidas apresentou queda de 15,7% e a confeccao de artigos e vestuario, de 14,3%. Os produtos minerais nao-metalicos tiveram baixa de 13,5%, assim como a fabricacao de celulose, papel e produtos de papel, de 8,6%. 

O economista da Federacao das Industrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Paulo Casaca acredita que a situacao da industria neste exercicio esteja ainda mais delicada que no comeco da crise economica mundial, iniciada em setembro de 2008. Isso porque, agora, nao existe mais um mercado em expansao para ser explorado. Prova disso e a queda no consumo das familias, que ja faz com que setores como comercio e servicos tambem encolham. "Se antes nossa dificuldade maior era competir com produtos importados, agora nao temos mais um mercado para disputar", afirma. 

Revisao - Com o resultado negativo, a expectativa para a producao industrial no fechamento do ano sera revista para baixo. Atualmente, as projecoes da Fiemg sao de recuo de 2,6% para o Estado. Como o boletim Focus aponta para o Pais uma possivel retracao de 3,2% e os resultados mineiros estao piores, as projecoes deverao superar uma queda de 3%. A nova avaliacao sera divulgada pela entidade mineira na proxima semana. 

Ainda segundo Casaca, varios fatores explicam o desempenho mais fraco por parte da industria mineira na comparacao com a media nacional. Um deles e o peso da industria extrativa no Estado. Como o setor segue em baixa, principalmente em funcao da desvalorizacao do minerio de ferro no mercado internacional, as empresas do segmento tem sentido o baque. Alem disso, a menor venda de veiculos automotores e maquinas e equipamentos reflete em toda a cadeia bem desenvolvida no Estado, fazendo com que a producao fique ainda mais no vermelho. 

Fonte:  Diário do Comércio - MG - Quarta feira, 10 de junho de 2015.


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a