DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Terceirização de gestão e de tecnologia é alvo de clínicas

São Paulo - A terceirização de serviços de tecnologia e de gestão é uma das apostas do mercado de saúde para tentar melhorar a eficiência operacional, além de reduzir custos.

Duas empresas que têm percebido um aumento da procura são a Medicina Direta e a Reis Office. Procurada por hospitais, clínicas e consultórios, a Medicina Direta tem obtido sucesso com a venda de seu software de gestão voltado para o segmento. O sistema já é utilizado por mais de 500 clínicas e três hospitais na cidade de São Paulo: o Santa Paula, o Santa Clara e o Lithocenter.

Na solução, é possível guardar em nuvem todas as informações da empresa. "Ficha clínica, pedido de exames, receitas, pagamento, data de consulta, informações dos médicos e pacientes são alguns dos dados que o software guarda na nuvem", afirma o sócio-fundador da Medicina Direta, Tiago Delgado. "Não é usado dentro do hospital, mas é patrocinado aos médicos que possuem consultório próprio", explica.

Segundo o fundador da empresa, além de disponibilizar as informações clínicas com facilidade, o software acelera operações burocráticas como a disponibilização de termos de consentimento (cirúrgico e anestésico) que devem ser preenchidos antes de algum procedimento dentro do hospital. "Isso é ótimo para o patrocinador, uma vez que o médico deve encaminhar mais pacientes para aquele hospital devido à facilidade que tem na hora de marcar um procedimento".

Para o sócio, outro benefício do serviço é substituir o papel por informação em nuvem. "O Conselho Federal de Medicina [CFM] exige que as informações clínicas sejam guardadas por 20 anos e o metro quadrado de uma clínica pode chegar a R$ 7 mil. A clínica que ocupa espaço para guardar papel perde uma sala produtiva", informa o empresário.

Em 2015 a empresa espera dobrar o número de clientes. "E crescer em 150% o faturamento já que devemos oferecer mais de uma solução para cada clínica", analisa Delgado.

Além do software de gestão, a companhia também oferece o serviço de desenvolvimento de sites. "Muitos hospitais também patrocinam websites aos médicos de seu corpo clínico. Isso tem sido muito utilizado no cenário econômico instável já que aumenta a procura", ressalta.

Outro serviço adicional é o de gerenciamento do website no Google AdWords e outras ferramentas que cuidem da visibilidade do portal.

Sustentabilidade

Já a Reis Office está sendo muito procurada por hospitais para a terceirização de impressão. "Oferecemos um software que permite a impressão de exames de radiologia em papel, substituindo o uso de filme. Além de ser mais barato, não é um lixo químico", explicou o presidente da Reis Office, José Martinho Reis. Para que a impressão seja boa, a empresa tem utilizado máquinas da marca Cannon.

No hospital ou no laboratório, o software pode ser usado no exame de ressonância, raio X e ultrassom. "O custo das impressões fica 50% menor. Depois disponibilizamos o sistema de teleradiologia Pacs para que o médico possa acessar o exame e emitir o laudo sem precisar estar com o paciente ou o exame na mão."

A empresa conta com seis hospitais e 30 clínicas entre os clientes e espera aumento da demanda de dois dígitos. Alguns hospitais que contrataram o serviço são: Unimed de Guarulhos, Santa Marcelina e a Santa Casa de Mogi das Cruzes. "Trabalhamos no setor privado, mas estamos estudando a possibilidade de entrar no público", revelou Reis.

Segundo ele, em no máximo dois meses a empresa deve lançar um sistema de gerenciamento de documentos.

Fonte:  DCI - Terça feira, 09 de junho de 2015.


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a