DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Um milhão de cariocas serão vacinados contra a gripe

Meta é da Secretaria municipal de Saúde que já deu início à campanha

A cidade entrou ontem em ritmo de preparação para o inverno com o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A Secretaria municipal de Saúde pretende chegar ao fim do trabalho, no próximo dia 26, com mais de um milhão de cariocas imunizados. Até lá, todos os postos de saúde e Clínicas da Família estarão oferecendo a vacina para idosos (acima de 60 anos), crianças de seis a 23 meses, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (chamado de puerpério), doentes crônicos e profissionais da saúde. Quem se vacinar estará protegido contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2; e Influenza B).

Segundo a secretaria, o público-alvo é formado por 1.334.371 pessoas, e a meta é imunizar 80% dos indivíduos de cada grupo, totalizando 1.067.497 pessoas. É a primeira vez que a campanha inclui as mulheres em puerpério, grupo que apresenta as mesmas condições de saúde das gestantes. Para ser imunizada, a mãe deve apresentar no posto a certidão de nascimento do bebê ou algum documento da maternidade.

Em 2012, foram vacinadas cerca de 973 mil pessoas, sendo 697 mil idosos, 122 mil profissionais da saúde, 110 mil crianças, 44 mil gestantes e 17 indígenas. A secretaria não registrou o número de doentes crônicos vacinados.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Cristina Lemos, diz que ainda é preciso ampliar a adesão à campanha entre os idosos. No ano passado, o índice de comparecimento deles ficou em 75%.

- O comparecimento é menor entre pessoas na faixa dos 60 aos 74 anos. Alguns não acreditam na vacina, mas o Ministério da Saúde vem acompanhando as internações associadas à gripe e constatou uma queda nesse tipo de internação entre os idosos desde o início da vacinação (há 15 anos) - conta Cristina. - Também precisamos ampliar a vacinação entre as gestantes.

De acordo com a secretaria, estudos demonstram que a imunização pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe. Ainda segundo o órgão, portadores de doenças neurológicas, pessoas febris, com história de alergia grave a ovo ou de reação a doses anteriores da vacina devem consultar um médico antes de serem imunizados.

A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para reforçar a campanha, no sábado, serão montados postos de vacinação em igrejas, centros comunitários e creches. Os endereços dos postos de vacinação podem ser consultados no site d a secretaria ou pela central de atendimento da prefeitura, no telefone 1746.

Fonte: O Globo 16/04/2013.

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a