DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Número de empresas com funcionários registrados em carteira encolhe 2,5%

O varejo, que foi uma das molas propulsoras da economia nos últimos anos, vive a maior crise da ultima década. Menos rentável do que anos atrás, o setor registrou fechamento recorde de empresas. O numero de firmas com funcionários registrados em carteira encolheu 2,5% no acumulado em 12 meses ate fevereiro, fato inédito desde 2007, inicio da serie histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), de acordo com a mais recente Pesquisa Mensal do Comercio (PMC) da Confederação Nacional do Comercio (CNC). 

O cenário, tido como desesperador por comerciantes e fatal para o mercado formal de trabalho, e de conhecimento da presidente Dilma Rousseff. Ela esta assustada. A maioria dos processos e de encerramento de atividades empresariais, alteração contratual de sócios e diminuição de capital, afirma um técnico do governo. Apenas no primeiro trimestre deste ano, o numero desses processos na Junta Comercial do Distrito Federal (JCDF) subiu de 600 para mil por dia. 
O numero de empresas que declararam informações para o Caged encolheu 13,68%, passando de 772.076, em fevereiro de 2014, para 666.413, neste ano. Na capital federal, o tombo foi maior que a media nacional: de 25,52% (veja quadro ao lado). A falência de empresas mostra que o comercio começa a empregar menos do que em anos anteriores. O varejo esta caminhando para um cenário no qual vai demitir mais do que contratar, afirma Fabio Bentes, economista-sênior da CNC, acrescentando que o ambiente de economia recessiva vai gerar mais desemprego em outras atividades, provocando estagnação ou ate queda na renda do trabalhador. 
Endividamento 
Endividadas e com o orçamento corroído pela inflação, as famílias estão freando o consumo com medo de perder o emprego. Bentes acredita que, neste ano, o varejo não conseguira sequer empatar com as vendas do ano passado. A CNC revisou, por ora, de 1% para 0,3% a expectativa de crescimento das vendas neste ano, algo bem inferior a alta de 2,2% alcançada em 2014. 

Fonte:  Correio Braziliense Online - Segunda feira, 04 de maio de 2015.


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a