DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Copom eleva taxa Selic para 13,25% ao ano

É o quinto aumento consecutivo; percentual é o maior desde 2008

O Comitê de Política Monetária decidiu elevar a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, para 13,25% ao ano, em reunião encerrada na noite desta quarta-feira (29). O aumento, que é o quinto consecutivo e o terceiro apenas em 2015, é uma tentativa de frear a inflação e já é a maior taxa praticada no país desde dezembro de 2008.

A elevação da Selic segue expectativa publicada por economistas no Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central na última segunda-feira (27). O relatório projetou uma inflação de 8,25% em 2015.

O professor de Finanças Públicas da USP, Adriano Henrique Rebelo Biava, avalia que quanto maior é o aumento da taxa, menores são seus efeitos efetivos sobre a economia. Ele destaca que "em uma economia que está precisando crescer, o aumento da Selic tem como consequências diretas a redução de investimentos e o aumento da dificuldade que o governo enfrenta para pagar suas dívidas". 

"A inflação atualmente está muito elevada por conta de uma compressão de tarifas públicas no passado, como os benefícios e incentivos fiscais, além de um aumento de custos sobre a energia elétrica causada pela crise hídrica e o aumento do preço da gasolina. A alta inflação enfrentada no país se dá mais por conta de reajustes de custos do que por um aumento da demanda, até porque a economia está desaquecida", completa o professor. 

O Copom retomou o ciclo de elevações da Selic em outubro do ano passado. Desde então, a taxa, que estava em 11% ao ano, acumula alta de 2,25 ponto percentual. 

Biava acredita que medidas como um trabalho de fomento da produção nacional deveriam ser adotadas pelo governo, principalmente nos setores de produção de remédios e transportes públicos, para diminuir os efeitos negativos que a alta inflação tem sobre as populações de baixa renda. "A expectativa de aumento da taxa é criada pelo mercado financeiro. Um estudo sobre os impactos desse aumento deveria ser conduzido de forma cautelosa".

Seguindo caminho inverso, o Banco Central americano decidiu manter a taxa de juros do país em 0,25%, mesmo nível praticado há seis anos, apesar de apontar desaceleração na economia dos Estados Unidos nos últimos meses.

A 190ª reunião do Copom teve a participação do seguintes membros do Comitê: Alexandre Antonio Tombini (Presidente), Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Luiz Awazu Pereira da Silva, Luiz Edson Feltrim, Otávio Ribeiro Damaso, Sidnei Corrêa Marques e Tony Volpon.

Fonte: Jornal do Brasil - Por: Luís G. Julião - Quinta feira, 30 de abril de 2015.


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a