DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Governo vai criar novas formas de captação

Joaquim Levy quer incentivar os investimentos corporativos 

- O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que o governo quer aproveitar a capacidade do mercado de capitais brasileiro e que isso precisa ser feito de forma eficaz, para que todos possam participar.

A declaração foi dada após reunião com a diretoria da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), realizada ontem.

Segundo Levy, o Brasil precisa utilizar as ferramentas que possui, inclusive por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O ministro comentou que, em função do momento de ajuste fiscal, a possibilidade de expansão do balanço do BNDES com recursos do Tesouro se esgotou, mas ainda assim o banco de fomento tem um papel essencial, até mesmo abrindo espaço para que pequenas e médias empresas consigam acessar mais facilmente os mercados de crédito.

"Queremos usar o que o Brasil já tem para ganhar eficiência. É preciso garantir um ambiente de segurança, de solvência do Estado, para dar tranquilidade às famílias e aos investimentos", comentou. O ministro disse que o BNDES soube se renovar e está oferecendo novas ferramentas para os empresários. Segundo Levy, uma economia cada vez mais livre é sinal de maturidade.

Segundo Levy, o governo está criando todos os mecanismos para usar os mercados de capitais para ter "capacidade de resposta". A declaração foi dada em resposta a uma pergunta sobre a decisão da Fitch de rebaixar a perspectiva do rating brasileiro para negativa.

"O Brasil está tomando todas as medidas adequadas para chegar onde a gente quer chegar, usando a imaginação, eficiência e os mercados para ter capacidade de resposta".

Novos instrumentos

O BNDES vai incentivar a emissão de debêntures comuns e de infraestrutura utilizando um maior acesso para as grandes empresas aos financiamentos remunerados pela TJLP como atrativo. O incentivo é voltado para as grandes empresas, e quanto maior for a participação das debêntures no financiamento do projeto, maior será o acesso ao crédito tomado ao custo da TJLP. O teto máximo de participação das TJLP na composição do financiamento do investimento será de 50%. O mecanismo deve estar disponível em 30 dias.

Denise Pavarina, presidente da Anbima, disse que estão se mirando emissões de grandes empresas, com rating mínimo de AA. /Estadão Conteúdo

Fonte:DCI - Sexta feira, 10 de abril de 2015.


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a