DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Preços ao consumidor atingem 1,41%

- A inflação fechada de abril deve desacelerar à metade do resultado de 1,41% registrado em março, para 0,70%, de acordo com o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), Paulo Picchetti, da Fundação Getulio Vargas (FGV).

No entanto, a projeção para o dado fechado do ano foi revista de 7,3% para 7,9%, diante principalmente das dúvidas em relação aos preços administrados e aos efeitos do câmbio sobre a inflação, ainda que os sinais sejam de impactos menores, por causa do arrefecimento da atividade, disse Picchetti.

Apesar das incertezas em relação ao comportamento dos preços administrados, o economista acredita que o maior impacto de alta em energia elétrica pode ter se restringido ao começo do ano. "Tudo depende de como ficará o sistema de bandeiras e se terá ou não racionamento. Se o cenário favorável se configurar, pode não ter reajuste em energia, ficando concentrado ao primeiro trimestre", disse.

Picchetti comentou que o reajuste médio de 6,4% nos preços dos medicamentos, que passou a valer desde a terça-feira passada, deve ter pequeno impacto no IPC-S de abril, ficando a maior parte para os dados fechados de maio e junho. Além disso, comentou que o eventual reajuste de 13,8% na tarifa de água, aprovado pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia de São Paulo (Arsesp) para as contas da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), deve pressionar mais a inflação.

No entanto, ele disse que prefere esperar o anúncio oficial do aumento para estimar de quanto poderá ser a influência no IPC-S. Isso porque a medida está em audiência pública e a Sabesp pleiteia um aumento ainda maior.

Ainda conforme a FGV, o enfraquecimento da atividade já está se fazendo presente sobre a inflação de serviços, mesmo que discretamente. De fevereiro para março, a taxa do grupo passou de 1,27% para 0,91%, sendo o menor resultado desde outubro de 2014, quando atingiu 0,60%. "É alto, mas está desacelerando", disse. A expectativa dele é de que as condições atuais de desaquecimento do mercado de trabalho ajudem a limitar novas altas do grupo. /Estadão Conteúdo

Fonte:  DCI - Quinta feira, 02 de abril de 2015.


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a