DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Brasil defende desenvolvimento rural sustentável em reunião do FIDA

Secretário Claudio Puty representa o Brasil na 38ª Assembleia do fundo

O Brasil quer  ampliar ações de combate à pobreza no campo e fortalecer a autonomia econômica das mulheres que vivem em áreas rurais. Esses foram os principais pontos abordados pelo secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Claudio Puty, ao representar o Brasil na 38ª Assembleia de Governadores do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrário (Fida), realizada nos últimos dias 16 e 17 de fevereiro, em Roma. Na oportunidade ele ainda destacou a importância do Fida como instrumento de apoio e financiamento a projetos voltados ao desenvolvimento rural sustentável no Brasil e no mundo.

Claudio Puty lembrou que o Brasil tem obtido importantes avanços no combate à pobreza rural, por meio de políticas de transferência de renda, ações à produção e à comercialização voltadas aos pequenos agricultores – como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) – e a construção de cisternas em áreas rurais, especialmente no semiárido. O secretário também apontou que o Brasil tem trabalhado para melhorar a autonomia das mulheres do campo. O país tem adotado ações voltadas à documentação das trabalhadoras rurais, de forma a garantir acesso às políticas de crédito e de regularização fundiária, entre outras ações. Puty destacou ainda que o Brasil conseguiu sair do "mapa da fome" elaborado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Sobre o Fida

O FIDA foi criado em 1977 como um dos principais resultados da Conferência Mundial sobre Alimentação de 1974. O Fundo tem por objetivo apoiar, primordialmente, projetos e programas especificamente desenhados para introduzir, expandir ou melhorar sistemas de produção de alimentos e fortalecer políticas e instituições relacionadas no âmbito das prioridades e estratégias nacionais, levando em consideração: a necessidade de aumentar a produção nos países mais pobres com déficit alimentar; o potencial para elevar a produção de alimentos em outros países em desenvolvimento; e a importância de melhorar o nível nutricional e as condições de vida das populações mais pobres nos países em desenvolvimento. Atualmente o FIDA possui 173 países-membros.

Os recursos provêm de contribuições voluntárias dos países participantes e são recompostos a cada três anos. O Brasil é membro fundador do fundo e participou de todas as recomposições de recursos ao mesmo. O país já aportou US$ 56,38 milhões ao Fida.

Agenda

O secretário Claudio Puty permanecerá em Roma para reuniões com o diretor-geral da FAO, José Graziano Silva, com o diretor-executivo do PMA, Amir Abdulla e com o presidente do Fida Kanayo Nwanze. Será recebido ainda pela embaixadora Maria Laura da Rocha, responsável pela representação do Brasil junto à FAO (Brafao), entidade com sede em Roma.

Fonte: Ministerio do Planejamento 18/02/2015 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a