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Retração no País eleva busca por consultorias

São Paulo - O planejamento financeiro tem se tornado o maior desafio para empreendedores, sobretudo no período de retração econômica. É o que afirma o sócio fundador da consultoria GlobalTrevo, Eduardo Peres.

Segundo o especialista, muitas empresas não possuem uma estrutura financeira clara e acabam com endividamento excessivo, ao desenvolver problemas como no capital de giro. "Isso ocorre, muitas vezes, por investimentos sem planejamento, ou prazos de recebimento muito longos. E são problemas que poderiam ter sido evitados de maneira mais fácil", explica o executivo.

No entanto, o cenário macroeconômico incerto trouxe a oportunidade de novos clientes às consultorias de negócios. A GlobalTrevo seria um desses exemplos. Fundada em 2009, com foco em soluções para o mercado de estratégia corporativa e análise de mercado, a empresa  tem conquistado novos clientes.

Expansão

A expectativa é de atingir ao menos 100 projetos contratados e 32 clientes novos este ano, além de um aumento de 40% no faturamento, ante o ano anterior, quando já viram dobrar o valor. Atualmente, a empresa possui clientes como Vitallis, Santander, Makro, Toyota, Rubaiyat, ABB e Stuppendo. A estratégia para crescer, segundo o fundador, são as linhas de serviços: estratégia empresarial, finanças corporativas e assessoria para negociação. "Oferecemos soluções para os três pilares do planeja- mento financeiro", diz.

Para ele, a diversificação de atendimento atrai novos clientes e garante a recontratação e fidelização dos serviços da companhia. "Cerca de 85% dos clientes contratam a consultoria para um segundo serviço", comemora Eduardo Peres.

Principais serviços

De acordo com o executivo, com o atual cenário econômico, a perspectiva é de aumentar, sobretudo, as operações na linha de estruturação de negócios, com serviços como valuation, fusões e aquisições. "Isso para empresas maiores. Já as pequenas devem procurar mais serviços de reestruturação dos negócios".

Para Peres, durante o momento de economia fraca, ambas possuem a mesma dificuldade: captação de recursos. No entanto, a diferença é a de acesso. Logo as pequenas ficam mais limitadas nesse aspecto, diz o sócio da Global.

Cerca de 60% dos clientes da companhia são pequenas e médias empresas (PMEs). Para tornar as soluções acessíveis para o segmento, a consultoria possui uma área dedicada a esse perfil de clientes. "As PMEs são as que mais precisam de consultoria. Contudo, o orçamento limitado é um entrave."

A consultoria decidiu criar, por isso, um setor especializado para as micro e pequenas. "Na área, as operações internas são diferentes. Ideais para reduzir todos os custos."

Atualmente, a consultoria possui escritório em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) e a previsão é de chegar no Nordeste no segundo semestre, possivelmente em Recife. A expansão também será realizada na equipe.

Cerca de 40% do orçamento da empresa deve ser direcionado para a contratação de novos especialistas do mercado e investimento capacitação.

Fonte:  DCI  por Vivian Ito 26/01/2015  e GS Noticias CSB .


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