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Varejo trabalha com possibilidade de nova tabela de preços

A Whirlpool passou a informar às principais redes de varejo do país que será preciso fazer um novo aumento de preços de suas mercadorias já no começo deste ano, e caso a rede de varejo se posicione contra o reajuste, a empresa informou que deverá reduzir produção para defender rentabilidade. Números publicados pela empresa, relativos a seu balanço do período de janeiro a setembro de 2014, mostram que a companhia perdeu margem de lucro líquida no país. Duas grandes cadeias de eletrodomésticos ouvidas pelo Valor nos últimos dias receberam o aviso da empresa no fim do ano passado. Caso corte produção, a Whirlpool pode reduzir algumas despesas e com isso, tentar equilibrar a pressão maior de custos atrelados ao dólar à demanda menor pelos seus produtos nos últimos meses., segundo fonte ouvida. Além disso, ao reduzir ritmo de produção de certas categorias, a oferta desses produtos cai e, com isso, o preço acaba tendo que subir. Foi depois da recente queima de estoques acumulados no ano passado que a Whirlpool começou a tratar da questão dos reajustes. Os estoques de linha branca no país, de diferentes marcas, atingiram alto volume em 2014, e só teriam começado a cair em setembro, disse um diretor de uma rede de varejo paulista. Aos varejistas, a Whirlpool diz que tem verificado uma pressão maior da indústria de aços planos, que tem pedido reajustes de 6% a 8% aos seus clientes do setor de eletrodomésticos, por conta da recente subida do dólar. A Whirlpool pede neste momento aumentos de 5% a 7%, apurou o Valor. "O problema principal é que a operação de venda on-line tem estoque muito baixo hoje, mais baixo do que as lojas [físicas] por causa do Black Friday. Por isso, os sites vão precisar comprar mercadorias e não podem tentar barrar o aumento", disse uma fonte do setor de varejo. João Carlos Brega, presidente da Whirlpool para o Brasil e a América Latina, não reconhece essas tratativas. Segundo ele, a companhia não tem uma tabela de preços fixa. As negociações são feitas caso a caso levando em consideração aspectos como volume e tipo de produtos comprados pela rede. "Não somos os vilões da inflação, somos vítimas", disse. Pelo relatório de resultados, os custos da empresa com matérias primas e materiais indiretos subiu 6,4% entre janeiro e setembro, alcançando R$ 3,9 bilhões, e a soma de estoques de produtos acabados subiu 14%, para R$ 646,5 milhões no mesmo intervalo, abaixo do ritmo de crescimento das receitas consolidadas. A companhia tem perdido rentabilidade no país. De janeiro a setembro, a Whirlpool informou em relatório de resultados que registrou lucro líquido de R$ 464,2 milhões, abaixo dos R$ 582,4 milhões no mesmo intervalo de 2013. Em 2014, o lucro respondeu por 6,8% da receita líquida da empresa, abaixo de 2013, quando essa margem líquida foi de 8,9%. A fabricante de linha branca não é a única do setor de consumo que tenta repassar custos maiores. Samsung e LG estiveram em negociações com varejistas em dezembro para transferir ao varejo parte do recente aumento do dólar. TVs têm alta quantidade de insumos importados. (Colaborou Gustavo Brigatto).

Fonte:  Valor Online  22/01/2015 e Gs Noticias CSB. 


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