DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Universidade de Portugal que usa Enem divulga resultado no dia 24

Universidade de Coimbra foi a primeira a aderir ao Enem. 
Resultado sai dois dias depois do Sisu.

Universidade de Coimbra, em Portugal

(Foto: João Armando Ribeiro/Universidade de Coimbra)

Os estudantes brasileiros que se inscreveram no processo seletivo da Universidade de Coimbra (UC), em  Portugal, com base na nota do Exame Nacional do Ensino (Enem), terão acesso ao resultado no dia 24 de janeiro.

A Universidade de Coimbra foi a primeira instituição estrangeira aceitar o Enem como processo seleção de brasileiros. Hoje, além delas, outras universidades portuguesas como a Universidade da Beira Interior (UBI), em Covilhã, também aderiram ao exame.

Em nota, a Universidade de Coimbra afirmou que se esforçou para que o anúncio dos resultados da chamada regular ocorresse próximo ao do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ocorre no dia 26 de janeiro. Dessa forma, os estudantes brasileiros podem decidir se querem ficar no Brasil ou estudar em Portugal.

A universidade é paga. O custo da mensalidade gira em torno de 700 euros (R$ 2,1 mil). Já as despesas incluindo alimentação, transporte e moradia gira em torno de 1.358 euros, o equivalente a R$ 4,2 mil por mês.

As notas do Enem têm diferentes pesos para cada curso. As notas são convertidas para a escala de notas portuguesas de acordo com o curso escolhido (veja tabela de ponderação). O site traz ainda informações sobre as taxas acadêmicas e os pré-requisitos de nacionalidade.

Fundada em 1290, a Universidade de Coimbra é uma das mais tradicionais da Europa, e teve em sua história alunos ilustres como os escritores Eça de Queirós, Antero de Quental, Luís de Camões, Mário de Sá Carneiro, Gregório de Matos e Tomás Antônio Gonzaga, além do estadista brasileiro José Bonifácio.

Fonte : G1 Noticias – em São Paulo   14/01/2015 Portugal

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a