DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Criação de empregos formais tem o pior mês de julho dos últimos 15 anos

O mercado de trabalho no Brasil voltou a dar sinais de fraqueza e teve a pior geração de empregos formais em 15 anos para um mês de julho. O saldo líquido de vagas, que são as admissões menos demissões, foi de pouco mais de 11 mil, a metade do que havia sido criado em junho.

Junho e julho foram meses em que, na verdade, o país quase que parou, pelo menos, por 40, 45 dias. Então, eu acho que a gente deve esperar os próximos meses para ver para ondea economia caminha"analisa João Sabóia, economista da UFRJ

O fraco desempenho da economia, segundo especialistas, já começa a ter impacto na geração de empregos. Nos sete primeiros meses foram criados 632 mil empregos com carteira.

O mês de julho teve o pior desempenho desde julho de 1999. Foram criadas apenas 11,8 mil vagas no país, menos da metade do mês anterior. A indústria de transformação, que inclui o setor automobilístico, teve a maior queda, com a perda de mais de 15 mil postos de trabalho.

O economista João Sabóia explica que a geração de empregos foi afetada pela queda no consumo.

Em parte, pelo maior endividamento das pessoas. Além disso, ele diz que muitos empresários adiaram investimentos durante a Copa do Mundo.

"Daqui em diante o empresariado vai ter que tomar alguma decisão em relação a fazer mais cortes de vagas. Principalmente a partir de 2015 eu acho que vai ter um ajuste mais forte no mercado de trabalho, vai haver um corte de vagas mais drástico e o desemprego deve aumentar mais fortemente a partir do ano que vem", aponta Rodrigo Leandro de Moura, professor do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Fonte:  G1 - 22/08/2014


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a