DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Governo já admite PIB menor em 2014

Expectativa é que o BC divulgue sua revisão para baixo da estimativa para o crescimento da economia, de 2% para 1,5%

Por Deco Bancillon

Brasília – O governo jogou a toalha e, diante de sinais cada vez mais claros de enfraquecimento da economia, já admite perseguir um crescimento menor em 2014. A expectativa do mercado financeiro e até de integrantes da equipe econômica da presidente Dilma Rousseff é que o Banco Central (BC) revisará de 2% para algo em torno de 1,5% a estimativa de alta do Produto Interno Bruto (PIB) no ano.

A nova projeção será divulgada na quinta-feira, durante apresentação, pelo BC, do relatório trimestral de inflação. O documento contém projeções para diversos indicadores econômicos, como o próprio o custo de vida, o PIB e as contas públicas. Em março, a instituição anunciou a previsão de expansão da economia de 2%. Mesmo naquela época, o número já era considerado excessivamente otimista pelo mercado financeiro, que apostava numa alta de, no máximo, 1,7%.

Agora, mais uma vez, as estimativas oficiais — caso se confirme a revisão para 1,5% — estão também descoladas do que pensam os principais analistas de bancos e corretoras do país. Uma prova é que o relatório Focus, que reúne as projeções dos departamentos econômicos de cerca de 100 instituições financeiras, mostrou ontem que o mercado espera uma alta do PIB em 2014 de apenas 1,16%.

Há quem vislumbre cenário ainda pior. “Dados recentes sobre a atividade econômica nos levaram a revisar para baixo nossas previsões do PIB”, escreveram, em relatório a clientes, as economistas Adriana Dupita, Fernanda Consorte e Tatiana Pinheiro, do Banco Santander. “Esperamos, agora, um magro crescimento de 0,9% este ano, seguido por um resultado também abaixo de 1%, em 2015”, concluíram.

A falta de perspectiva de melhora para os próximos meses, disse o economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito, deve levar a uma série de revisões no boletim Focus já nas próximas semanas. “O que está ocorrendo agora é a incorporação das expectativas mais pessimistas por parte do mercado, mas esse é um movimento que só está começando”, observou.

Perfeito acredita que dados ruins da atividade econômica no início do segundo trimestre do ano poderão piorar ainda mais as estatísticas do Focus. “Acredito que, em função dos números muito ruins já conhecidos de abril, as projeções para o PIB deverão continuar caindo, até chegarem a algo como 0,7% (de expansão), ou qualquer coisa do tipo. E o pior: sem ter uma queda da inflação”, assinalou.

Não é um cenário com o qual o governo parece trabalhar. Apenas como comparação, as expectativas já divulgadas pelo Ministério da Fazenda, e que não foram alteradas, ainda são de uma expansão do PIB de 2,5% em 2014.

CARESTIA Esse descompasso entre o que pensa o governo e o mercado financeiro se deve, sobretudo, às expectativas para a inflação, como apontou um integrante do governo. Ele acredita que haverá queda “consistente” do custo de vida nos próximos meses o que, conforme frisa, “já está ocorrendo”. Como exemplo, ele citou dados recentes de inflação, que apontam para uma redução do custo de vida. Em junho, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é considerado uma prévia do custo de vida no país, avançou 0,47%. Em maio, a alta havia sido de 0,58% e, um mês antes, de 0,78%.

Fonte: Correio Braziliense / Estado de Minas – 24.06.2014

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a