DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Medicamento combate vários tipos de câncer e impede retorno da doença

Tratamento é eficiente sobretudo nos estágios iniciais do câncer, ou após uma cirurgia para retirada do tumor

Uma pílula usada em testes contra a leucemia provou ser eficiente também em outros tipos de câncer, como pulmonar, pancreático, de pele e de mama, e provavelmente outros. Além disso, teria como efeito a melhoria do sistema imunológico do organismo, o que impediria um eventual retorno do câncer.

Cientistas da UCL Cancer Institute e da Babraham Institute de Cambridge, do Reino Unido, descobriram que os medicamentos conhecidos como "delta-inibidores" atuam sem debilitar o organismo. O estudo foi publicado na revista Nature, e financiado pela Cancer Research UK, Conselho de Pesquisas em Biotecnologia e Ciências Biológicas e o Wellcome Trust.

O Câncer, em seu desenvolvimento, ataca o sistema imunológico ao produzir a enzima 'p100delta', que 'desliga' as células de defesa e dificultam o combate à doença. Os delta-inibidores atuam sobre a enzima, permitindo que o próprio sistema de defesa do corpo destrua as células cancerígenas.

Desta forma, e sem a necessidade de intervenção quimioterápica, o organismo pode criar imunidade contra a doença, e impedir uma recaída. "Isso ajuda o próprio sistema imunológico a combater o câncer. Os caras bons vencem. E parece funcionar em todos os tipos", afirma um dos cientistas responsáveis pelo estudo, o professor Bart Vanhaesebroeck, da UCL Cancer Institute. Foi ele quem descobriu a enzima p110delta em 1997.

Ele conta que o tratamento é eficiente sobretudo nos estágios iniciais do câncer, ou após uma cirurgia para retirada do tumor. "É empolgante. Mostramos que bloquear a enzima 'p110delta' também tem o extraordinário efeito de aumentar a resposta imunológica do corpo contra a leucemia e outros tipos de câncer", comemorou.

Para chegar à conclusão, foram feitos testes em ratos de laboratórios. Os que foram submetidos aos delta-inibidores tiveram uma sobrevida duas vezes maior. Todos as cobaias expostas ao câncer pela segunda vez sobreviveram.

Com informações do The Telegraph / Administradores.com – 16.06.2014


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a