DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Antecipar o IR é mais ‘barato’ do que o 13º

 Bancos oferecem opções de crédito com juros de 1,69%. Dica é pesquisar quais são as melhores opções

 Juca Guimarães

Uma boa opção para quem está endividado é procurar as linhas especiais de antecipação do 13 salário (pago em dezembro) ou da restituição do Imposto de Renda (que pode ser paga entre junho e dezembro, de acordo com o lote). Os bancos oferecem taxas de crédito bem atrativas. 

Para quem tem dinheiro a receber da Receita Federal, a restituição do IR tem as ofertas mais em conta: a menor taxa é de  1,69% ao mês, no Banco do Brasil. No caso do  13º, a oferta mais em conta é de  2,2% ao mês, no Santander. Em ambos os casos, no entanto,  o cliente pode conseguir condições melhores de acordo com o nível de relacionamento com a instituição.

“No caso dos clientes com bom relacionamento, aplicações e vínculos com o banco, a menor taxa pode chegar a 1,5% ou 1,6%”, disse Miguel de Oliveira, presidente da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).

Considerando a média de 2,75% ao mês, os  empréstimos de recebíveis são bem mais vantajosos do que o empréstimo pessoal (4,15% ao mês), o cheque especial (7,82% ao mês) e o cartão de crédito (9,37% ao mês). “Vale a pena fazer a antecipação para quitar uma dívida com taxa mais alta”, explicou Rafael Fantato, diretor da LB Assessoria.

O cliente que optar pela antecipação do Imposto de Renda precisa, porém, levar em conta o lote de restituição. “O valor dos juros cobrados serão menores se o cliente entrar nos primeiros lotes. Se ficar para o último,  em dezembro, o valor aumenta”, disse Leonardo Bastos, coordenador do curso de ciências econômicas da Universidade Newton Paiva. Outro problema é em relação à malha fina. Os bancos determinam um prazo máximo para descontar o empréstimo. “Se não tiver saldo no dia, a conta fica negativa”, disse Bastos.

Fonte: Diário de S. Paulo / contadores.cnt – 16.05.2014


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a