Para o varejo brasileiro, o Dia das Mães é a segunda melhor data comemorativa para o faturamento, perdendo apenas para o Natal. Em relação a outros países, o Brasil é o que possui o maior gasto médio nesta data, sendo de US$ 171 por pessoa, seguido pelos EUA, com um gasto médio de US$ 144 por pessoa.
Nos últimos anos, o comércio eletrônico também vem alcançando recordes nos Dias das Mães. Somente em 2013, o lucro foi de mais de R$ 1 bilhão, representando um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. E este ano promete não ser diferente. Com a grande procura por presentes, muitos filhos acabam buscando no varejo online uma alternativa para realizarem as suas compras e presentear as mulheres mais importantes de suas vidas sem desgaste. E esta procura tem crescido, principalmente por dois motivos: pelo aumento da confiança dos consumidores com as compras online e pela estrutura das lojas virtuais, que estão a cada dia mais preparadas para atender a grande demanda das datas sazonais, com preços atrativos e logística assertiva.
Pesquisa realizada em outubro de 2013 pelo Ibope e-commerce, 93% dos indivíduos compram pela comodidade, 85% pelos melhores preços e 66% pela variedade. Além disso, o estudo ainda aponta que, dentre as categorias mais compradas, estão os eletroeletrônicos, com 66%, seguido de telefonia, com 41%, e livros, CDs e DVDs, com 40%.
Entretanto, quem imagina que itens de moda ou beleza estão distante do e-commerce, engana-se. A categoria moda & acessórios, por exemplo, manteve a liderança durante todo o ano de 2013, segundo balanço da eBit. A categoria registrou 19% em volume de pedidos, embora as categorias cosméticos e perfumaria, cuidados pessoais, saúde e eletrodomésticos continuassem no topo das vendas.
Fonte: Monitor Mercantil – 09.05.2014