DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Qual é a contribuição da Mulher na atividade contábil?

Por Gilmar Duarte da Silva

Acreditava-se que os serviços contábeis seriam extintos, mas na realidade o contador é cada vez mais imprescindível. Quais fatores contribuíram e permitiram renovar esta profissão?

A contabilidade, como a maioria das profissões exercidas fora do domicílio familiar, foi iniciada e predominantemente exercida ao longo dos séculos pelo homem. No século XX, as mulheres começaram a conquistar maior “espaço sob o sol” e atuar em profissões até então exclusivas do sexo masculino.

A participação de ambos os sexos nas profissões trouxe benefícios para toda a sociedade. A convivência no trabalho e o relacionamento com os clientes ganharam um toque de doçura, e enganam-se aqueles que pensam que as mulheres não sabem ter posturas firmes. A título de exemplo citamos a atual presidente do Brasil e a presidente da Petrobras.

Ao contrário do que está na mente de muitos, pesquisas revelam que no Brasil, em cada grupo de 1.000 pessoas, 501 são mulheres e 499, homens (http://www.mundoeducacao.com/geografia/a-populacao-mundial.htm).

A Pesquisa Nacional das Empresas Contábeis (PNEC), encerrada em março do corrente ano, revelou que 64% dos colaboradores das empresas contábeis são do sexo feminino. Observamos assim que o chamado “sexo frágil” tem se adaptado muito bem às atividades da contabilidade, escrita fiscal, RH etc.

Somado ao grande número de mulheres na atividade contábil, temos a grata satisfação de constatar que a maioria é formada por jovens que buscam, cada vez mais, o conhecimento. De acordo com a PNEC, a idade média dos trabalhadores na contabilidade é de 28,8 anos, sendo que 57% deles têm nível superior.

A atividade contábil já foi profetizada por “gurus” de que seguia rumo à extinção, no entanto, a cada dia tem ganhado maior espaço no cenário econômico. A possibilidade de homens e mulheres desempenharem o ofício, a jovialidade e a busca incessante pelo conhecimento certamente são fatores que têm despertado o interesse dessa nova geração e o consequente interesse dos empresários contábeis por estes profissionais.

A capacidade dos profissionais mais experientes de receber de braços abertos as mulheres e os jovens sedentos pelo conhecimento fez uma combinação que reinventou a forma de prestar serviços de contabilidade. O conjunto da sociedade agradece.

Fonte: Boletim Contábil / contadores.cnt.br – 06.05.2014

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a