DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Após Google e Facebook, Netflix entra na mira da Receita Federal

 Por Barbara Nascimento

Com sede no exterior, a empresa estaria faturando no Brasil sem pagar corretamente os impostos

Rede que reúne 40 milhões de assinantes ao redor do mundo, o Netflix está na mira da Receita Federal. Com sede no exterior, a empresa estaria faturando no Brasil sem pagar corretamente os impostos. O problema é comum entre as grandes empresas de tecnologia, que, como não têm sede no país, encontram brecha legal para faturar sem pagar os tributos.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, chegou a mencionar o problema na cerimônia de posse dos novos ministros, em março, e citou empresas como Google, Facebook e Netflix. Segundo o chefe da pasta, elas se aproveitam das sedes no exterior para operar em uma “zona cinzenta”: faturam no Brasil, mas o lucro não é sujeito à tributação.

Diante da fala do ministro, a própria Google divulgou que R$ 733 milhões foram tributados no ano passado referentes à publicidade no Brasil. O canal Netflix está disponível ao público brasileiro desde 2011, quando foi lançado o site em português.

Atualmente, o preço mensal é de aproximadamente US$ 8. A empresa atua em mais de 40 países, incluindo quase toda a América Latina. A Receita Federal foi procurada, mas alegou que, em razão do sigilo fiscal, não pode dar informações sobre o caso. O Netflix respondeu, em nota, que paga todas as taxas aplicáveis e que cumpre as leis e as regulamentações locais. Acompanhe também o EM.com pelo Twitter

Fonte: em.com.br – 03.04.2014


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a