DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Jornal O Povo destaca ação da OAB pela ampliação dos isentos do IR

 A tabela do Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF) será modificada, caso o Supremo Tribunal Federal (STF) acate um pedido do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5.096), apresentada pela OAB, pede uma decisão liminar para que, a partir da declaração deste ano, seja utilizado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, para correção da tabela e não mais a Taxa Referencial (TR).

 Caso consiga a decisão, seria ampliada a quantidade de pessoas que passariam a ser consideradas isentas na declaração deste ano. Atualmente, para ser considerado isento no IR, uma pessoa deve possuir renda mensal de até R$ 1.787. Com a proposta apresentada pela OAB, esta margem passaria para R$ 2.758.

A ação foi entregue ao STF, nesta semana, pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho.

“A OAB Federal pede que o Supremo conceda imediatamente uma liminar para que a correção valha já para a Declaração de Imposto de Renda que tem que ser entregue até o dia 30 de abril. Caso a liminar seja concedida, quem já entregou a declaração pode retificá-la”, afirmou.

Indexação - Conforme o presidente da OAB -Seção Ceará, Valdetário Andrade Monteiro, o principal argumento do governo para que não haja a mudança da tabela é a possibilidade de indexação. “Nós não queremos a indexação, queremos o índice correto, da forma com que o cidadão comum não seja penalizado”, defende.

O superintendente Regional da Receita Federal do Brasil, Moacyr Mondardo Júnior, adverte que a mudança das alíquotas, “que estão previstas em lei”, repercutiria negativamente na arrecadação dos recursos da União.

“Mais de 50% dos recursos arrecadados do IR retorna aos estados e municípios para serem aplicados nas suas administrações. Vejo uma repercussão orçamentária a termos governo e na distribuição desses recursos para os estados e municípios”, advertiu.

A ação da OAB se baseia em dados de um estudo recente do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). “De 1996 a 2013, já descontadas todas as correções da tabela do imposto, ainda resta uma perda do poder aquisitivo da moeda brasileira da ordem de 62%”, diz Marcus Vinícius.

Apesar da proposta de mudança, a OAB orienta que a entrega da declaração seja feita no prazo correto, que vai até 30 de abril.

Fonte:  Opovo.com.br / JusBrasil – 14.03.2014

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a