DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Entenda os sinais de sua empresa

 Por  Vinícius de Carvalho

 Como sua empresa vai estar em janeiro de 2015? Um sucesso absoluto ou com todas as contas no vermelho? O começo do ano é o período ideal para separar um tempo e colocar a casa em ordem. Ter uma pequena empresa é o sonho de muitos brasileiros, e o cenário atual é promissor: pesquisa divulgada pelo Sebrae aponta que 76% de pequenas empresas sobrevivem aos dois primeiros anos de vida. A porcentagem coloca o Brasil à frente de países como Canadá, Áustria, Portugal e Holanda.

Ainda não conseguimos prever o futuro mas, no caso das empresas, existem alguns sinais que mostram se uma empresa está indo bem ou não. O sucesso de uma organização não deve ser medido apenas através da lucratividade, é preciso observar também aspectos como satisfação do cliente, indicadores de vendas, marketing, colaboradores etc. Toda empresa - grande ou pequena - depende de uma série de fatores que, quando bem executados, podem levar ao sucesso. Vamos a elas.

Como é sua relação com o cliente? Mais do que ter uma boa venda, conseguir os clientes certos faz toda a diferença. Um cliente satisfeito volta para realizar uma nova compra e ainda indica sua empresa para familiares e amigos. Se este cliente for uma pessoa com muitos contatos, fica ainda melhor. Procure sempre o melhor equilíbrio entre a filosofia da empresa e o atendimento ao consumidor. Um cliente satisfeito é a melhor propaganda que se pode ter.

Falando em propaganda, sua empresa tem um plano de marketing? Desenvolver ações frequentes é importante para aumentar o número de clientes, mas mais importante ainda é que seus funcionários atuem como verdadeiros representantes da marca.

Outra dica interessante é sempre questionar um prospect que tenha negado seu produto ou serviço sobre o porquê desta decisão. Saber ouvir é fundamental, e pode gerar insights fundamentais para a melhoria do seu negócio.

Toda empresa precisa ser lucrativa, por isso estar atento às vendas é muito importante. A equipe de vendas deve sempre trabalhar em conjunto com a de produção, pois seus trabalhos são totalmente interligados. Garanta um bom clima organizacional entre os dois setores e aproveite também para monitorar todos os dados de vendas e produção da empresa. Estar bem informado agiliza a tomada de decisão quando alguma emergência acontece.

Dizem que o cliente é o maior bem de uma empresa. Entendo esta colocação, mas acho que este posto de "número 1" precisa ser dividido também com uma outra figura: o colaborador. Ter uma equipe confiável, que não dá desculpas desnecessárias e que vê na mudança uma oportunidade para seu crescimento profissional é a chave para uma empresa lucrativa e que funcione harmoniosamente.

Ter um plano de negócios é outro item que contribui significativamente para bons índices empresariais. O ideal é ter um plano por escrito, com os objetivos estratégicos detalhados de forma clara. Teste sempre seu plano e o atualize quando necessário (sugiro que seja a cada três meses).

Por fim, avalie sua gestão. Um bom gestor tem uma visão clara e detalhada de para onde sua empresa está caminhando, mas não vira "escravo" do seu negócio. Aprenda a delegar funções e confie no trabalho de seus funcionários. Encoraje sua equipe a apresentar soluções e a ter metas para sua própria carreira. Isso faz com que o colaborador fique mais motivado e, consequentemente, atue de forma mais proativa. Isso é bom para o colaborador e melhor ainda para a empresa.

Não existe uma fórmula pronta para uma empresa de sucesso. Além dos tópicos aqui discutidos, existem outros de igual importância - como fluxo de caixa e conhecimento do mercado. Cada empresa é única, e o ideal é investir em um diagnóstico personalizado para conhecermos em profundidade qual o grau de maturidade do seu negócio. Enfrentar os problemas de um novo negócio não é fácil, mas, fazendo um bom trabalho, todas as possibilidades passam a atuar a nosso favor.

Fonte:  Jornal do Brasil – 10.02.2014


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a