Autor(es): VICTOR MARTINS
Clientes do Banco do Brasil tiveram problemas com o aplicativo que acessa a conta-corrente por meio de celulares. Em redes sociais, pessoas que usaram o dispositivo relataram que era possível ter acesso a dados de outros correntistas. A falha teve início na noite de segunda-feira, após a instituição liberar uma versão atualizada do programa. Diante do erro, o BB suspendeu o acesso ao sistema pelo aplicativo, e apenas horas depois o serviço foi restabelecido.
Em nota, a instituição informou que os problemas foram identificados nos aplicativos para celulares com sistemas operacionais Android e iPhone. O erro afetou principalmente quem estava on-line entre as 19h52 e as 20h40 de segunda-feira, quando o serviço foi totalmente interrompido. Apenas por volta das 23h45 o acesso foi reabilitado.
“O problema surgiu nos processos periódicos de atualização de versões dos aplicativos. Houve, sobretudo, intermitência e inconsistência de dados cadastrais”, informou o BB no comunicado, ao garantir que ninguém teve prejuízo com a falha e que dados não foram furtados. “Os sistemas de segurança do banco permaneceram ativos, e não houve comprometimento de dados ou risco no caso de transações bancárias.”
O aplicativo que ficou fora do ar por algumas horas, no entanto, permite não apenas o acesso à conta-corrente e ao extrato bancário em tempo real. É possível também fazer transferência de valores, pagamento de contas, simulação de operações de crédito e praticamente todas as operações acessíveis por meio de computadores e terminais de autoatendimento. Uma opção que não era permitida para os usuários de smartphones era a visualização de recibos de pagamentos, transferências e depósitos, o que, desde ontem, depois que a falha foi corrigida, se tornou possível. Os documentos podem ser salvos no celular.
Fonte: Correio Braziliense - 11/12/2013