DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Desistência de imóvel

 

O comprador de imóvel que desistir do contrato tem direito à devolução imediata do valor pago à construtora. Em decisão publicada ontem, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que é abusiva cláusula que determine a restituição só ao término da obra, ou parceladamente.

Em decisão de setembro, o STJ já havia estabelecido que é razoável a retenção de 10% a 25% do valor pago pelo comprador para cobrir despesas administrativas da empresa, dependendo de cada caso. Agora, foi definido o prazo para a devolução do montante. Segundo os ministros, de acordo com as regras do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a restituição das parcelas deve ser imediata — integralmente, em caso de culpa exclusiva do vendedor ou construtor, ou parcialmente, se o comprador tiver desfeito o negócio.

 A decisão da Segunda Seção do STJ foi em regime de recurso repetitivo, no qual os ministros escolhem um caso para servir de referência e a decisão vale automaticamente para processos parecidos no próprio tribunal e nas instâncias inferiores. Servirá, também, como jurisprudência para futuros processos. 

O recurso adotado como representativo é de Santa Catarina. No caso em discussão, o tribunal local determinou a restituição imediata e em parcela única dos valores pagos pelo comprador. Segundo o relator do recurso, ministro Luis Felipe Salomão, há muito tempo o STJ já firmou jurisprudência no sentido de que é abusiva a restituição dos valores somente após o término da obra.

Fonte: Correio Braziliense - 29/11/2013

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a