DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

CCJ aprova bloqueio de bens de servidores

 

 Agentes acusados de enriquecimento ilícito são alvo de proposta

Brasília- O Senado aprovou ontem um projeto de lei que prevê o bloqueio dos bens de agentes  públicos acusados de enriquecimento ilícito. A matéria, de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), teve o aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em caráter terminativo e agora segue para análise da Câmara dos Deputados.

A proposta determina a imediata indisponibilidade dos bens do funcionário público e abre a possibilidade de extensão da medida sobre o patrimônio de terceiros ou empresas envolvidas na facilitação da prática ou ocultação do produto do crime.

O projeto, se aprovado dessa forma pelos deputados, fará alterações na Lei nº 8.429/92, conhecida como Lei de Improbidade Administrativa. Além do bloqueio dos bens, ficarão indisponíveis contas bancárias e aplicações financeiras no Brasil e no exterior de servidor ou terceiro envolvido no crime.

 Tudo isso poderá ser feito pela Justiça sem necessidade de ouvir os acusados antes.

Caso o funcionário público seja condenado por enriquecimento ilícito, os bens, direitos e valores bloqueados serão destinados ao órgão lesado pelos envolvidos para compensar os cofres públicos por aquilo que foi desviado.

— Essa medida confere maior segurança jurídica ao Estado e ao lfidadão brasileiro. São mudanças simples que buscam dar maior efetividade à Lei de Improbidade Administrativa, em vigor há quase 20 anos e que, lamentavelmente, ainda não produziu todos os resultados esperados — pontuou Humberto Costa.

Fonte: O Globo - 28/11/2013

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a