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Disputa por Galeão e Confins terá 5 consórcios

Autor(es): Mônica Ciarelli 

Cinco consórcios vão participar do leilão pelas concessões dos aeroportos de Galeão, no Rio, e Confins, em Belo Horizonte, marcado para sexta-feira, dia 22. A estimativa do governo é obter um ágio superior a 350% sobre os valores iniciais de R$ 4,828 bilhões, para o Galeão, e R$ 1,096 bilhão, para Confins. Este é o segundo maior leilão previsto para este ano, atrás apenas da licitação para a área de Libra, no pré-sal.

Entre as concorrentes está a Invepar, empresa que já opera o terminal de Guarulhos, em São Paulo. A empresa terá participação de 14,99% de um consórcio, limite máximo permitido pelo edital para as operadoras de terminais já leiloados. A regra foi incluída pelo governo, que temia formação de monopólio para operação dos dois principais terminais do País, que juntos movimentaram cerca de 50 milhões de passageiros em 2012.

Também integram o mesmo consórcio as empresas EcoRodovias e Fraport, operadora do aeroporto de Frankfurt. Cada uma terá 42,5% de participação. As empresas ficaram em segundo lugar na disputa por Guarulhos, no leilão realizado em 2012. A união das concorrentes promete fortalecer a oferta do grupo no leilão de concessão do aeroporto do Galeão, o principal alvo das disputas.

"Eles estão com muito apetite", disse uma fonte com acesso às negociações. Em parceria com a Acsa, da África do Sul, a Invepar arrematou o Aeroporto de Guarulhos por R$ 16,3 bilhões. Desde então, a empresa vinha pleiteando ao governo uma mudança nas regras, que permitisse aos vencedores de outras licitações também entrar na briga por Galeão e Confins. O governo cedeu e liberou a participação de empresas em 15%, o que chegou a ser questionado pelo Tribunal de Contas da União (TGU).

Concorrentes. As propostas serão analisadas na quinta-feira pela Anac, e as que não preencherem os requisitos obrigatórios serão descartadas. O leilão ocorre às 10h de sexta-feira, na Bovespa, em São Paulo, com disputa simultânea para os dois aeroportos, que não podem ser arrematados por um mesmo consórcio. Se os valores oferecidos por dois grupos forem semelhantes, haverá uma rodada de propostas presenciais.

Confirmaram participação os consórcios formados por Odebrecht TransPort e a operadora Changi (Cingapura); Queiroz Galvão e Ferrovial (operadora de Heathrow, em Londres); a Carioca Engenharia com GP Investimentos e as operadoras ADP (Paris) e Schiphol (Amsterdã); e ainda a CCR em parceria com a suíça Flughafen Zurich (Zurique) e alemã Flughafen München (Munique).

Após o encerramento do prazo, as construtoras Fidense Galvão, que formaram um consórcio com participação do Grupo Libra e a operadora A DC, do terminal de Houston, nos Estados Unidos, anunciaram desistência. O consórcio enviou uma carta à Casa Civil e às autoridades do setor aéreo para explicar a ausência no leilão.

O gerente comercial de Novos Negócios da Fidens, Nilton Chaves, disse que os projetos têm problemas. No Galeão, segundo ele, as pistas invadiriam a Baía de Guanabara e áreas de mangue, e exigiriam a remoção de pessoas que moram na região. "No nosso estudo, identificamos um risco ambiental imensurável", disse Chaves.

MELHORIAS PREVISTAS
GALEÃO

Até 2016. Novas instalações para embarque e desembarque de passageiros com pelo menos 26 pontes de embarque adicionais e respectivas posições de pátio; pátio de Aeronaves para 21 aeronaves Código C (tipo mais comum utilizado no País, como o Boeing 737) adicionais.

A partir de 215 mil movimentos/ano: Construção do sistema de pistas independentes

CONFINS
Até 2016. Novo terminal para mais 1.650 passageiros domésticos em embarque e 1.700 em desembarque, com 11 pontes de embarque para aviões Código C e 3 aviões Código E (cargueiro), com respectivas posições de pátio; pátio de aviões para atender 7 aeronaves Código C adicionais.

A partir de 144 mil movimentos/ano: Construção da 2ª pista de pouso/decolagem independente.

Fonte: O Estado de S. Paulo - 19/11/2013

 


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