DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Três em cada dez empreendedores individuais trabalhavam na informalidade

Cerca de 50% dos empreendedores que mantinham um negócio de maneira informal estavam nessa condição há mais de dez anos

68% dos MEIs tiveram um aumento nas vendas depois da obtenção de seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

POR Karla Santana Mamona

SÃO PAULO - Uma pesquisa realizada pelo Sebrae revelou que três em cada dez microempreendedores individuais trabalhavam na informalidade antes de se formalizarem. A maioria dos informais tinha mais de cinco anos na ilegalidade.

Pelos dados, cerca de 50% dos empreendedores que mantinham um negócio de maneira informal estavam nessa condição há mais de dez anos.

“Todos esses dados revelam como a criação da figura do MEI e suas condições facilitadoras em termos de custo para abertura de uma empresa foram determinantes para dar cidadania empresarial a milhões de empreendedores”, analisa o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Crescimento
O estudo indicou ainda que a formalização representa também ganho econômico. Dos entrevistados, 84% avaliaram a situação do negócio dentro de uma perspectiva de crescimento ao afirmar que pretendem faturar acima de R$ 60 mil no próximo ano, ultrapassando o teto estabelecido para a categoria microempreendedor individual. Desta maneira, há uma forte expectativa de transformarem seus negócios em microempresa.

A expectativa de crescimento se baseia, em parte, nos resultados atuais. A pesquisa mostra que 68% dos MEIs tiveram um aumento nas vendas depois da obtenção de seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). A gestão do negócio e as condições comerciais também apresentaram melhoras significativas. Por exemplo, para 78% dos entrevistados ficou mais fácil e melhor comprar de fornecedores por possuírem o CNPJ.

Fonte: InfoMoney – 05.11.2013

 

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a